Em qualquer estilo de arte que traga o máximo de realismo, o conceito de luz e sombra sempre estará presente.
Pois, desenhos que não tragam luz e sombra, perde totalmente a sensação de imersão aos nossos olhos.
E então será sempre bem-vindo conhecer mais afundo esse conceito, e dar um passo a mais em suas artes.
Luz e Sombras
Qualquer tipo de arte tem como objetivo representar um objeto 3D, em um espaço bidimensional.
Seja em um papel, uma tela ou em softwares de desenho que serão renderizados em nossos monitores planos.
Porém, sem o uso de luz e sombra, esse desenho perderá totalmente seu aspecto ilusório de 3D.
Pois, esse conceito é responsável por trazer o volume, profundidade, relevo e textura dos objetos representados.
E um bom exemplo seria desenhar um rosto, onde metade dele está iluminado e a outra mais sombreada.
E através das sombras aplicadas nesse rosto, conseguimos ter uma noção realista da sua fisionomia.
E, em contrapartida, não aplicar, tira toda a imersão do desenho, não passando mais a sensação de um mundo tridimensional.
Pontos de Luz
Para obtermos o melhor resultado em nossas artes, devemos definir o ponto de luz antes mesmo de começar a desenhar.
Pois, assim fica muito mais fácil de definir como essa luz irá interagir com nosso objeto, gerando sombras diferentes.
E vários tópicos são considerados, como qual objeto será desenhado, qual seu formato, se possui texturas, etc.
E em seguida observamos de qual lado está a fonte de luz e, qual a sua distância desse mesmo objeto.
Pois, quanto mais próxima, mais intensa será a luz nesse objeto, e mais escuras serão as sombras também.
Com isso definido, podemos distribuir ao longo de todo o desenho, as sobras que resultarão desse foco de luz.
E através dessas sombras, poderemos enfim criar o relevo e a textura do objeto ali representado.
Mas também podem existir casos onde tenha mais de uma fonte de luz, e até mesmo de cores diferentes.
Como uma lua mais azulada, e uma tocha mais amarelada, uma cidade Neon com vários pontos de luz, etc.
E principalmente em jogos, onde podemos ter inúmeros pontos de luz diferentes, tudo isso é importante de se analisar.
Volume, Formato e Texturas
Sem dúvidas este é um ponto crucial e muito importante para tudo funcionar bem.
Pois, é extremamente importante criarmos sombras que de fato condizem com o formato dos objetos.
E ajustar a intensidade da luz proporcionalmente também, porque nem todo objeto recebe luz linearmente.
Por exemplo, uma esfera precisa ter suas luzes e sombras distribuídas de forma circular pelo desenho.
E com ponto de maior brilho, sendo o ponto de maior incidência de luz, escurecendo até o lado oposto.
Mas um cubo reagiria diferente, tendo um lado muito mais claro, outro intermediário e outro totalmente escuro.
Pois, assim, preservaria o seu formato natural, nos trazendo uma representação fiel ao mundo real.
Então é importante treinarmos com formas geométricas básicas, e ir avançando para objetos complexos aos poucos.
E uma boa dica para objetos complexos, é tentar enxergar formas geométricas básicas neles, facilitando a distribuição das sombras.
E por fim umas das sombras mais difíceis de se representar seriam as texturas dos objetos.
Por exemplo, troncos de árvores não são totalmente lisos, assim como grupos de rochas, ondulações dos tecidos, etc.
Pois, nesses casos, as sombras dificilmente seriam uniformes, então você precisa analisar caso a caso.
Mas sempre tentar preservar o foco de luz, o relevo e volume do desenho, facilitando a representação das texturas neles.
Luz e suas cores
Assim como as texturas, as cores da luz é algo mais avançado e que precismos aprender com o tempo e calma.
Pois, estamos acostumados a representar as cores dos objetos, considerando a cor meio amarelada do sol.
Mas, luzes artificiais, como neons, por exemplo, podem ter diversos outros tipos de cores, como rosa, verde, vermelho, etc.
E estas cores, podem mudar a cor base do objeto que estiver sendo iluminando, e até se misturar a elas.
E assim trazer uma complexidade a mais para sua arte, mas quando bem aplicada, se torna deslumbrante.
Uma dica para quem usa softwares que permita trabalhar com camadas seria, distribuir o desenho entre elas.
E assim você desenha seu objeto normalmente com as cores bases, e coloca os efeitos de luz em outra camada.
Pois, quando ativar essa camada de luz com cores e transparência, o próprio programa faz a mágica acontecer.
Porque ele irá mesclar automaticamente a cor da luz na cor do objeto, e assim facilitar o seu trabalho.
Mas é importante lembrar sempre de deixar os efeitos de luz em camadas a frente e com um grau de transparência também.
Em resumo, existem ainda diversos outros pontos extremamente importantes no estudo de luz e sombras.
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Mas aqui demos a vocês uma visão geral de cada tópico desse assunto, e esperamos que tenha sido útil.
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