Uma das buscas constantes dos desenvolvedores de jogos é encontrar um equilíbrio entre “Bonito” e “Otimizado”.
Pois, de fato gráficos bonitos agradam demais os jogadores, mas isso não pode custar o desempenho do jogo em si.
E principalmente quando se trata de jogos 3D, que em sua maioria são completamente feitos por diversas modelagens.
O que é Modelagem 3D?
É bem provável que você saiba o que é um modelo 3D, pois, já deve ter jogado um game nesse estilo.
Mas em resumo, modelagem 3D é o processo de criação, que usam softwares para criar os modelos dos jogos.
E criam desde elementos de cenários em si, até personagens altamente realistas que vemos em games triple A.
Então a modelagem com a Texturização, são responsáveis por criar esses modelos tridimensionais.
Pois, através de softwares eles literalmente modelam como uma massinha mesmo, até chegarem no resultado final.
Por exemplo, o Blender, muito usado também por ser gratuito e ajudar na criação de modelos pra games.
Low Poly e High Poly
Normalmente as modelagens são feitas manipulando os Polígonos, que quando conectados criam uma face.
Ou seja, os softwares usarão esses pontos para renderizar formas geométricas, e que unidas darão forma ao corpo.
Portanto, quanto mais polígonos uma modelagem tiver, teoricamente mais detalhes ela irá apresentar.
Antigamente o poder de processamento era muito inferior, tanto na renderização dos modelos quanto na sua criação.
Por isso, as modelagens tinham bem menos polígonos que as modelagens dos jogos Triple A de hoje em dia.
E com isso surgiu um conceito técnico conhecido como Low Poly e High Poly, que se refere a essa quantia de polígonos.
Pois, em teoria quanto menos polígonos, mais leve será para ser processado o modelo dentro do game.
Qual a diferença entre eles?
Em resumo, as diferenças entre elas estão nas quantias de polígonos necessárias para se criar um objeto.
Por exemplo, para se criar um plano você usaria basicamente 4 vértices, caso busque a forma mais simples possível.
Mas você poderia dividir esse mesmo plano em 4, e ele passaria a ter 9 vértices, e dividir mais ainda.
E assim deixando de ser Low Poly, pois, agora ele tem muitos vértices desnecessários para se criar a objeto.
Mas, por outro lado, ao adicionar mais vértices, você consegue trazer muito mais detalhes em si.
Porém, o peso de ser processar esse objeto pode ir aumentando a medida que mais detalhes são acrescentados a ele.
Atualmente os desenvolvedores podem se dar ao luxo de sacrificar um pouco de processamento em busca de mais detalhes.
O que é Low Poly Artístico?
Como mencionamos as definições apresentadas acima são mais técnicas, pois, existe o estilo de art Low Poly.
Que não necessariamente usa a menor quantia de polígonos possível, mas buscam criar objetos em formatos mais geométricos.
E trazendo assim para os games em que são utilizados, um estilo de arte 3D mais cartunesca.
E nesse estilo, uma árvore, por exemplo, apesar de ser mais geométrica, podem facilmente conter dezenas de vértices.
Porque, muitas vezes eles buscam uma riqueza de detalhes, mas preservando as formas geométricas.
E então é muito bom ficar atento a esses detalhes, pois, muitas vezes um game Low Poli, pode não ser tão leve assim.
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