Quando vemos alguém analisar algum jogo que está em alta, é comum escutarmos os termos mecânica e jogabilidade.
E, em geral, sabemos que tem a ver com as ações feitas no jogo, mas você sabe exatamente sobre o que se referem?
Pois, se você trabalha em qualquer área relacionada a jogos, é de extrema importância, saber distingui-las.
Mecânicas
Podemos entender como mecânica, cada ação ou interação que o jogador pode executar no jogo.
E sendo assim temos, mecânica de pulo, andar, voar, atacar, correr, dash, atirar, mas não apenas isso.
Pois, existem inúmeros estilos de jogos que não necessariamente você controla um personagem.
Por exemplo, no jogo Tetris, as peças descem, e a mecânica seria você rotacionar e mover a peça.
E já em jogos como God of War, temos mecânicas de empurrar caixas, nadar, escalar, abrir baús de vidas, etc.
E em resumo, todo que é ação do player, independente do gênero do jogo, pode ser considerado mecânica.
Jogabilidade
Já a jogabilidade pode ser entendida como um conjunto de mecânicas que interagem entre si.
Pois, para analisar aspectos de jogabilidade dos jogos, é considerado diversas mecânicas.
Por exemplo, em Mario temos a mecânica de pisar em inimigos, onde um em específico fica parado no lugar.
E caso encoste nele, você executa a mecânica de chutar, e esse inimigo corre batendo e voltando entre as paredes.
E então você precisa usar a mecânica de pulo, para desviar e não receber dano do ricochete desse inimigo.
E então se você observar, esse conjunto de mecânicas interagindo entre si, trouxeram uma jogabilidade ao jogador.
E que pode ser considerada boa ou ruin a depender do gosto de quem estiver analisando o game.
Outro exemplo seria no God Of War, onde mecânicas de nadar, arrastar caixas, escalar, são usados para vários fins.
E não se limitam apenas em fazer o player explorar o level, mas também servem para batalhas e até puzzles;
E combinam mecânicas de ataques, movimentação, exploração, para no fim formar uma jogabilidade.
Mecânicas e jogabilidade se complementam!
No exemplo de God Of War, analisando friamente, seu objetivo é ir do ponto A ao B, do level.
Porém, isso por si só é algo extremamente tedioso, mas é aqui que mecânicas e jogabilidade entre em cena.
Porque, ao logo do percurso nos é apresentado diversas mecânicas que deixam jogabilidade incrível.
E a cada novo desafio, você precisa encontrar formas diferentes de supera-los, usando as mecânicas do jogo.
E isso tudo são conceitos de level design, que tem o papel de dar sentido as mecânicas e jogabilidades dos games.
E aqui tentamos mostrar bem as diferenças entre esses conceitos, para clarear melhor seu entendimento sobre o assunto.
Mas você pode aprender os segredos mais usados pelos Game Designers profissionais para tornar seu jogos ainda mais divertidos e viciantes.
Como criar um GDD completo? como descobrir o perfil de um jogador? Como criar diagramas e Fluxograas em seus jogos?
Você aprende isso e muito mais no curso Game Design Experience!
Seja o primeiro a comentar.