É muito bom lembrarmos o quão importante é, sempre procurar programar da forma, mais organizada possível.
Porque, afinal ao criarmos jogos, essa organização nos códigos facilita em muito a implementação de novas features.
E um recurso para isso muito utilizado e pouco compreendido é o Operador Ternário.
Para que serve um Operador Ternário?
Em jogos é muito comum a utilização de “if” e “else” associados a boleanas, para checarmos determinadas condições.
Pois, é umas das formas mais simples, eficientes e que aprendemos no início para fazer essas verificações.
Mas, com o tempo, ao adquirirmos mais experiencia, começamos a ver a necessidade de organizar melhor nossos códigos.
Isso porque um jogo finalizado e mal organizado chega a ter milhares e milhares de linhas de códigos.
E que dificulta na manutenção do código em si, localização de bugs e até mesmo a simples leitura dele.
Pois, um “if” e “else” simples, pode chegar a ter facilmente 10 linhas de códigos para comparar as condições.
E que pode ser resolvido facilmente em uma linha com Operador Ternário, comparando as boleanas.
Como funciona o Operador Ternário?
A estrutura de um Operador Ternário é um tanto quanto simples de certa forma, comparada ao if e else.
Pois, ele é feito por uma estrutura condicional que possibilita criar ações diferentes a depender do resultado.
E em resumo você cria uma condição, que seria uma variável boleana, por exemplo, para ser checada.
Então, após a variável é colocado um ponto de interrogação a frente, para o codificador fazer a comparação.
E depois do desse ponto de interrogação, você define o que acontece caso a comparação resulte verdadeira.
E, em seguida adiciona este sinal “:”, e logo após, você define o que acontece caso a comparação resulte false.
Exatamente como nos exemplos mostrados ao lado nas imagens, e resolvendo tudo em apenas uma linha.
Quais são as vantagens?
Como mencionado anteriormente, tanto o Operador Ternário quanto o “if” e “else” funcionaram da mesma forma.
Porém, com a diferença de você poupar muitas linhas de códigos ao escolher usar o Operador Ternário.
E para quem buscar otimizar seus códigos, está é uma excelente opção por resolver tudo em uma linha apenas.
Sem contar todas as vantagens de se ter um código, mais limpo e bem organizado.
E pode até mandar a longevidade dos teus jogos, quando for necessário fazer novas implementações.
Mas, utilizar “if” e “else”, não está errado e não traz nenhum maleficio além da grande quantidade de linhas de códigos exigidas.
E por fim é muito bom lembrar que aprender outras formas de fazer as coisas são de grande importância para o seu crescimento.
Porque isso traz diversas opções para você na hora de criar e codificar seus jogos!
Separamos este vídeo de uma série de programação bem bacana para aprender mais sobre C#:
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