Desenvolvimento de jogos está diretamente ligado a programação, afinal as ações precisam ser programadas em um jogo.
E é por isso que um programador precisa quase que obrigatoriamente estudar e entender as boas práticas na programação.
Pois, um bom jogo, com boas mecânicas e bom desempenho, dependerá diretamente de uma boa programação.
E podemos dizer que um dos maiores pilares na programação, sem dúvidas é o Encapsulamento.
O que é Encapsulamento?
Seguindo as boas práticas na programação, o ideal é sempre evitar que um objeto acesse os atributos de outro diretamente.
E sendo assim atributos como: “speed, jumpForce, health, etc.”, devem ser privados e acessados através de métodos.
É aí que entra o encapsulamento, onde você cria métodos Getters(Pegar valores) e Setters (Setar valores).
Permitindo assim, acessar e mudar valores de variáveis privadas, dispensando o uso de variáveis públicas.
Porque scripts não precisam saber como fucionam a lógica em outros scripts, apenas pegar ou passar valores aos Métodos.
Que ai sim modificarão os atributos da classe utilizando os valores passados, e através da lógica programada neles.
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Porque usar o Encapsulamento?
Se você é um desenvolvedor indie, ou apenas programa sozinho deve estar se perguntando exatamente isso.
E existem diversos motivos, que vão muito além do fato de utilizar encapsulamento ser uma excelente prática.
Pois, como os atributos não serão mudados de forma direta, ajuda na hora de encontrar bugs.
Porque acessando atributos através de métodos, protege toda a lógica em um outro script.
Principalmente ao trabalhar em equipe onde varias pessoas criam diferentes métodos, e eles precisam interagir entre si.
Imagina uma equipe com 5 programadores criando métodos e mudando diretamente as variáveis dos outros scripts.
Por isso é tão importante, boas práticas e através do encapsulamento os scripts apenas trocarão valores entre si.
O encapsulamento é sem dúvidas um dos pilares da programação e que todo programador precisa dar atenção.
Isso porque ele torna possível de mudar, ajustar e refinar a aplicação com o mínimo de esforço possível.
Pois, principalmente no desenvolvimento de jogos, os projetos começam pequenos e terminam enormes, conforme o projeto avança.
Como escolher entre variável pública, privada ou protegida?
Quando a variável for um atributo ou dados, por exemplo, é quase que obrigatória ser privada.
Afinal, apenas a classe precisa manipular essa variável, e o acesso fica garantido através do encapsulamento dela.
Porém, para os “Métodos”, é preciso analisar se ele será acessado de outro script, caso sim, ele precisa ser público.
Caso ele não precise ser acessado externamente, então ele também deve ser privado por melhores práticas.
Já “Protegida”, entra no campo da herança, onde apenas a classe “Pai” tem acesso ao método, caso seja “privada”.
Porém, ao deixar “Protegida”, todas as classes filhas que herdarem da classe “Pai”, terão acesso para modifica-la também.
Está foi uma breve pincelada para ajudar a você programador de jogos que está começando agora, entender a real importância.
Pois, tanto Encapsulamento quanto a “Orientação a Objetos” em si, é um assunto que pode ser muito mais aprofundado.
É extremamente importante você buscar cada vez mais afundo cada conceito que a Orientação a Objetos nos ensina.
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