Você já parou para se perguntar: qual a melhor linguagem de programação para jogos? Sim? Ótimo então. Vamos desmitificar esse assunto nesta postagem.
Podemos afirmar que a melhor linguagem de programação para jogos é a que melhor serve de acordo com a plataforma que você está desenvolvendo ou irá desenvolver.
Isso porque a maioria das plataformas possuem mais de uma opção de linguagem aceita.
Consoles
Os grandes jogos de console são desenvolvidos em C++, C e até mesmo Assembly.
Pequenos jogos de console também podem ser desenvolvidos em C#, Java ou até mesmo Visual Basic.
Mobile
Os jogos nativos do iOS para iPhone e iPad são geralmente desenvolvidos em Objective-C, que é a linguagem nativa dessa plataforma mobile.
Já jogos nativo para Android podem ser feitos em Java, caso o desenvolvedor queira criar um game utilizando da linguagem nativa da plataforma.
Mas claro, existem engines que permitem você desenvolver nelas jogos tanto para iOS como para Android.
Web
Os jogos Web e do Facebook – aqueles que rodam no navegador – eram produzidos até alguns anos atrás em Flash (com o uso de Action Script) em sua grande maioria.
Entretanto, cada vez mais podemos encontrar esses tipos de jogos feitos em HTML5 e/ou JavaScript.
Também temos aqueles jogos que exigem um componente de servidor, ou seja, jogos que possuem algum tipo de comunicação online.
Esses games podem ser desenvolvidos em qualquer linguagem, mas o que eles possuem em comum é terem um backend para realizar essa comunicação com o servidor do jogo.
Geralmente, esse backend é desenvolvido cada vez mais em PHP, por conta da facilidade e de ser uma linguagem gratuita.
Contudo, também é possível utilizar C# ou Java para criar um servidor de backend para games.
Do lado do servidor, geralmente há algum tipo de banco de dados onde os dados do player e do jogo são armazenados e atualizados.
As linguagens correspondentes para processamento de dados em Banco de Dados são denominadas SQL.
Como as engines podem facilitar a sua vida
Com tudo o que foi dito acima, no entanto, existem muitas exceções se você estiver usando um mecanismo que vem com sua própria linguagem de programação ou script.
Chamamos esses mecanismos de engine, já que possuem sua própria linguagem de programação ou mesmo trata-se de um mecanismo pronto para criação dos jogos.
Usar um mecanismo como a Unity, por exemplo, oferece a possibilidade de escrever seu jogo inteiramente em C# e rodar quase sem alterações em variados dispositivos, tais como PC, Web, iOS e Android, além de consoles, como o Xbox One e Ps4.
Uma dica muito bacana para você, que tem interesse em aprender mais sobre a Unity e a sua linguagem C#.
Pois, temos um curso muito bacana que te mostra a base da programação na Unity.
E de quebra você ainda vai desenvolver um jogo top down com sistema de diálogo, crafts, inimigo e muito mais.
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Conclusão
Com certeza devo ter deixado de citar algumas, mas o que fica claro, é que independentemente da linguagem, o que importa de verdade é saber o que você irá criar.
O importante é aprender a plataforma que você quer desenvolver – suas limitações e pontos fortes.
Na maioria das vezes, dada uma boa execução, é o uso inteligente da plataforma que diferencia os jogos de sucesso dos jogos que nunca conhecemos.
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