Desenvolvimento de jogos evoluiu e a geração de hoje preza bastante pelo seu design mágico, estrutura, renderização e textura. Isso tem influenciado diretamente em saber se é melhor criar um jogo 2D ou 3D. Desenvolvedores de jogos trabalham apaixonadamente com grande dedicação para agradar ao seu público. Eles estão fazendo isso para os amantes do jogo que gostam de jogar diferentes jogos modernos.
Hoje, o jogo não é apenas a parte do entretenimento no tempo de lazer para os jogadores, mas também a fonte de renda para muitos jogadores e o pão com manteiga para os desenvolvedores de jogos e as empresas que desenvolvem jogos.
Ao decidir qual game você irá produzir, algo que deve ser levado – e muito – em consideração é o tipo artístico do seu projeto. Acredito que uma dúvida cruel de muitos ao iniciar o desenvolvimento de um jogo é o estilo artístico a ser seguido. Afinal, é melhor criar um jogo 2D ou 3D?
Um bom designer de jogos sabe que ambos os estilos podem ser usados de forma eficaz, cada um no seu “quadrado”. Ambos os métodos são diferentes em termos de qualidade gráfica também.
2D é um estilo tradicional que mostra dois ângulos e também mostra os objetos e personagens em um estilo de desenho animado, mas existe um enorme público que ainda gosta desses tipos de jogos “retrô” – inclusive eu – então há importância em jogos 2D.
Jogos 3D são sofisticados por natureza. É um jogo de movimento. 3D traz realidade em um personagem e objeto e todos os ângulos do objeto são visíveis em 3D. Hoje, o jogo 3D está em demanda por causa da natureza real do objeto e do personagem.
Mas e se fôssemos listar as vantagens e desvantagens de cada plataforma para te ajudar a decidir qual estilo usar no seu projeto? Bom, ficaria assim:
Design 2D
Prós
- Em comparação com o 3D, é bem mais barato desenvolver, o que economiza nos custos;
- É bem mais rápido de produzir;
- Menos software e tecnologia são necessários para projetá-lo. Por isso é fácil projetar;
- Qualquer um pode aprender sem muito tutorial;
- O design é menos notado do que o jogo e isso não é uma qualidade ruim, já que o jogador prestará mais atenção na jogabilidade em si.
Contras
- A animação 2D é antiga e tradicional, e pode parecer chata para alguns usuários;
- Jogos 2D são menos procurados justamente pelo motivo anterior;
- É uma animação baseada em sprites de cada objeto a ser animado, assim, não é tão fácil “copiar e colar”.
> Confira também o nosso ebook sobre os passos para se criar um jogo de sucesso!
Design 3D
Prós
- Para retratar movimento uma animação 3D é melhor;
- É mais realista;
- Julga-se a qualidade de um jogo 3D pela aparência;
- Vende mais do que 2D.
Contras
- 3D tem um tempo maior de produção;
- Não é simples;
- Custo alto por ser mais difícil de animar e programar ações.
Uma dica muito bacana para você, que tem interesse em aprender mais sobre a Unity e a sua linguagem C#, essa é a sua chance.
Pois, temos um curso muito que te mostra a base da programação na Unity.
E de quebra você ainda vai desenvolver um jogo top down com sistema de diálogo, crafts, inimigo e muito mais.
Basta clicar na imagem ao lado para saber tudo sobre esse curso incrível!
Conclusão
É difícil dar um veredito final. Cada um terá sua necessidade de acordo com o seu projeto a ser criado, então tudo dependerá da equipe, projeto, verba, tempo, etc. A única dica que dou é: se seus recursos são escassos, talvez o 2D seja uma melhor opção.
Se eu estivesse começando hoje um projeto, independentemente de possuir uma equipe ou não, trabalharia em um jogo 2D, sem dúvidas.
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.