Você já jogou Forager? Sabe dizer o porquê a falta de boas práticas no desenvolvimento de jogos podem prejudicar e até afundar seus projetos?
Lançado em 18 de abril de 2019, Forager é um jogo indie que mistura aventura, puzzle e caça à recursos, foi criado por HopFrog S.A. (Mariano Cavallero), inspirado em Legend of Zelda, Stardew Valleye Terraria, que em menos de um mês vendeu mais de 150.000 cópias.
Nele você pode explorar, criar itens, coletar materiais, gerenciar recursos, encontrar diversos segredos e construir suas bases. Em resumo, você deve destruir e coletar matéria prima para fazer suas construções e criar itens mais valiosos.
A visão do jogo é isométrica, permitindo ao jogador ver o player atrás de árvores e outros objetos do cenário, com artes muito belas em pixel art , o sistema de aúdio em si está em um nível aceitável e a história também não é tão bem trabalhada. O ponto forte do jogo gira em torno da sua gameplay, que é muito divertida e te faz perder horas jogando sem nem perceber.
Um resumo da trajetória do seu desenvolvedor
Algo muito bacana que o desenvolvedor fez, foi contar de forma animada dentro do jogo o seu trajeto desde a infância até a realização do seu sonho de desenvolver jogos, o quê, de certa forma, nos inspira por também sermos indies em busca do nosso sonho de criar jogos.
Nessa história, ele nos conta que desde pequeno gastava muito tempo fazendo brinquedos, joguinhos e não ia tão bem nas aulas, por não prestar tanto atenção, esse seu comportamento despertou uma certa preocupação em seus pais.
Anos depois, seu pai ficou muito mal e antes de falecer, deixou uma bela mensagem ao seu filho, de que ele poderia alcançar todos seus sonhos se aprendesse a ter foco e trabalhar em equipe.
Algum tempo depois, Mariano Cavallero acabou largando os estudos para se dedicar e correr atrás do seu sonho de fazer jogos. Trabalhou muito duro por anos, aprendendo o máximo que podia e dando sempre o seu melhor.
Porém, ninguém se interessava pelo que ele estava desenvolvendo e eventualmente o dinheiro acabou. Ele teve que retornar para casa, onde foi recebido de braços abertos por sua mãe, que investiu a vida dela para manter o sonho de seu filho vivo.
Após alguns anos batalhando, a pressão e ansiedade tomaram conta dele, fazendo o mesmo se sentir como alguém falho e se questionar diariamente se realmente tomou a decisão certa de abandonar os estudos.
Quando estava prestes a desistir de tudo, ele resolveu participar de uma game jam local chamada EVA pela última vez, pois seu dinheiro estava prestes a acabar novamente.
Para sua surpresa, ele venceu essa game jam que lhe deu como prêmio : uma viagem paga completa para Casual Connect (agora chamada GameDaily Casual Connect). Cavallero, sem perceber, tinha acabado de ganhar a oportunidade que levaria à sua parceria com humble Bundle.
Já nos EUAs, Cavallero participou de entrevistas para tentar conseguir uma parceria com a editora, que acabou não sendo como ele esperava, mas foi graças a uma pessoa na cabine que perdeu a noção do tempo jogando forager , fazendo eles se atrasarem, que o jogo foi notado por um representante do Humble Bundle.
A partir daí, Forager começou a crescer e vários profissionais começaram a se voluntariar e firmar parcerias para ajudar no desenvolvimento do jogo. Com o tempo, uma grande e exclusiva comunidade se formou em torno do jogo antes mesmo de ser lançado!
Com centenas de pessoas contribuindo e dando suas idéias, após um longo tempo de espera, Forager finalmente foi lançado para diversas plataformas.
Multiplayer cancelado por ser mal codificado!
Após todo esse sucesso, o jogo ganhando mais e mais jogadores e visibilidade, decidiram então implementar um modo multiplayer no game, que chegou a ter até uma versão Beta fechada para algumas pessoas testarem, mas acabou sendo um fracasso, por conta de diversos bugs e problemas encontrados, por fim foi cancelado. Posteriormente o motivo do cancelamento veio a tona em declarações feitas pelo criador do jogo.
Em resumo, Cavallero explica que já faziam dois anos que ele não trabalhava diretamente na programação de forager, pois optou em contratar uma equipe para lidar diretamente com essa parte. Entretanto, por ele ser inexperiente quando criou o jogo, seus códigos estavam muito mal organizados.
Para seguir com as novas expansões do jogo, as equipes foram escrevendo mais e mais códigos, o quê prejudicou e piorou demais a situação a cada nova equipe contratada.
Por fim, a última equipe disposta a ajudar trouxe a péssima notícia de que teriam que refazer o jogo e levaria de dois a três anos de desenvolvimento para conseguir deixar o game com um multiplayer jogável.
Levando em conta todos estes fatores, a decisão foi continuar trazendo conteúdo ao game, cancelar o multiplayer e implementar essa feature apenas no Forager 2.
Quais as maiores lições que podemos tirar destes fatos?
Forager é um excelente jogo indie, com uma bela história por trás de muito esforço, dedicação e superação, nos deixando a mensagem de que nunca devemos desistir dos nosso objetivos e sonhos.
Mas, também traz um importante lembrete, de que ter boas práticas durante o desenvolvimento de nossos jogos é extremamente importante para que eles possam ter uma vida longa, isso nos dará a possibilidade de sempre aumentar e implementar novidades em nossos jogos, graças a uma boa organização.
Para nós gamedevs, estudar as melhores práticas no desenvolvimento de jogos é mais que um diferencial, é praticamente uma obrigação!
Seja o primeiro a comentar.