Uma das maiores dúvidas para quem está começando é: Criar jogos em 2D ou em 3D?
Se você quer criar um jogo para publicar, tudo vai depender do estágio de sofisticação do mercado que você está analisando.
Não se assuste, vou te explicar 2 conceitos que vai te explicar o que eu quis dizer e que você vai levar para o resto da vida para decidir se o seu jogo será em 2D ou em 3D
1º conceito – 5 estágios de sofisticação do mercado
Um dos principais conceitos para chegar a essa resposta são os 5 estágios de sofisticação do mercado.
Esse conceito você pode encontrar em livros muito caros sobre marketing.
E quando digo caro, está na faixa dos 500 dólares.
Pois bem, o que diz esse conceito?
Esse conceito explica para nós que existem 5 estágios de sofisticação que se aplicam em todos os mercados.
Isso mesmo, todos, restaurantes, lojas, aplicativos e é claro, jogos.
Aqui eu vou te contar sobre os 4 primeiros, pois são eles que nos interessam nesse momento.
1º Estágio – O primeiro do seu mercado
O primeiro estágio diz sobre o primeiro do mercado.
É aquele que surge primeiro e por isso ele não precisa entregar uma experiência tão elaborada, ele só precisa entregar o básico.
Um exemplo são os primeiros jogos de futebol, eles não eram em 3D, com mecânicas ultrarrealistas, eles eram em 2D e entregavam o básico de uma experiência de jogo de futebol.
2º Estágio – O segundo do seu mercado
Já o segundo estágio é quando aparecem concorrentes para o primeiro do mercado e esses concorrentes começam a lutar para ver quem é melhor.
É nesse momento que as pessoas dizem “o mercado está saturado”.
Cada vez mais os jogos ficam mais evoluídos e fica mais difícil concorrer com eles.
Nesse momento é onde se encontram jogos em FPS, por exemplo.
O 3º Estágio – O novo mecanismo
O 3º estágio é quando começam a aparecer jogos que entregam a mesma experiência, porém, de forma diferente.
Um exemplo é o Rocket League, que entrega um jogo de futebol com carros.
É uma forma diferente de entregar uma partida de futebol.
O 4º Estágio – A evolução do mecanismo
O 4º estágio são aqueles jogos que começam a concorrer com quem fez um novo mecanismo.
Depois do Rocket League começaram a aparecer muitos jogos como, futebol com trator e etc.
2º conceito – Subnichos
Esse é um conceito importante para nós entendermos.
Quando você publica um jogo não é o mercado de jogos que vai jogar o seu jogo.
São pessoas com interesses específicos que vão jogar o seu jogo.
Quem joga FIFA não é a mesma pessoa que joga FPS e não é a mesma pessoa que joga PLATAFORMA, como também não é a mesma pessoa que joga PUZZLES.
É importante nós entendermos que o mercado de jogos é dividido em infinitos pequenos mercados e isso nós chamamos de nicho e subnicho.
Mesmo dentro do nicho PUZZLE, existem diversos subnichos como Sokoban ou Jigsaw Puzzle.
Mas, por que isso é importante?
Análise de mercado
Tudo isso é importante pois cada pequeno mercado está em um estágio de sofisticação diferente.
O mercado de jogos de futebol está no estágio 3.
Já o mercado de FPS está no estágio 2.
Cada mercado está em um estágio e entender isso é fundamental para sabermos se vamos fazer um jogo em 2D ou em 3D.
Se o subnicho que você está analisando está no estágio 1, talvez valha a pena fazer o jogo em 2D.
Se o subnicho estiver no estágio 2, então talvez você precisará fazer seu jogo em 3D, com gráficos muito bons.
Tudo vai depender da sua análise de mercado em entender qual estágio está esse mercado e o que você precisa fazer para concorrer com os jogos já existentes.
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