Uma das maiores dificuldades para quem esta começando a programar é: como sair da teoria para a prática?
Isso acontece porque quando vamos aprender, nós nos deparamos com uma infinidade de funções e termos que existem em cada linguagem.
Na Unity, por exemplo, temos a linguagem c#, onde você terá que aprender tanto as funções próprias da linguagem como as funções criar pela engine para você poder criar seu jogo.
Com isso acaba sendo um verdadeiro desafio para quem esta iniciando.
Muitos tentam decorar tudo, mas esse não é o melhor caminho.
Sintaxe
Você sabe jogar xadrez ou somente mover as peças?
Essa foi uma frase que eu li na internet essa semana e uma analogia com programação vai te ajudar muito.
Cada peça de xadrez tem a sua forma de se mexer.
É importante saber o que cada peça faz no tabuleiro, mas só isso não basta.
Se você decorar o movimento de todas as peças, você saberá muito bem como movê-las, mas isso não te tornará um bom jogador de xadrez.
Para isso a prática é fundamental, entender as situações de jogo, resolver problemas e tomar as melhores decisões.
Isso sim vai te tornar um bom jogador, não somente a teoria.
Mas como isso se aplica a programação? O que é a teoria e o que é a prática na programação?
Analogia com lego
Imagine que programação são peças de Lego e cada peça é uma ferramenta de programação diferente.
- A parte teórica vai te ensinar cada uma das peças que existe.
- A parte prática vai te ensinar a encaixar uma peça na outra para construir o que você quer.
Fazendo essa analogia com Lego, perceba que para montar uma casa não vai adiantar muito você decorar a cor de cada peça ou quantos encaixes tem cada uma.
Com programação é a mesma coisa, não vai importar muito você saber como escrever as funções, o importante é você saber o que você pode usar para construir o que você quer.
Essa é a parte prática, pegar cada uma das funções de programação e juntar uma na outra para construir o script que você quer.
A parte prática
Agora que você entendeu a diferença da teoria com a prática fica aquela dúvida, como eu vou exercitar a parte prática?
Continuando a nossa analogia com Lego, vamos pensar o seguinte:
1- Você tem o desejo de montar uma casa
2- Você abre o seu balde de Lego e vê quais peças você tem e que vão ser úteis para construir o que você quer
3- Você começa a encaixar uma peça na outra até chegar no formato que você quer
Com programação vamos fazer algo parecido:
1 – Pensa em algo que você queira criar
Exemplo: a movimentação de um carro ou a de um personagem
2 – Pega um papel e começa a pensar: o que eu preciso para construir isso que eu quero?
Não precisa pensar necessariamente nas funções da unity, você pode pensar por exemplo:
– Uma função que faz o carro andar
– Algo que simule a física
3 – Depois de pensar o que você precisa, pense: o que tem dentro da unity que vai cumprir a função que eu preciso?
Exemplo:
– Função que faz o carro andar -> transform.Translate
– Algo que simule a física-> RigidBody
4 – Depois de ter uma breve ideia do que você precisa, abre a Unity e começa a montar o que você quer com tudo que você pensou antes
Se você olhar, vai ver como se fosse brincar de Lego.
Você pensa “quero criar uma casa” e depois vê as peças que você pode usar pra isso.
No final você começa a montar uma na outra até chegar no objetivo que você quer.
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