Nessa semana a gigante da tecnologia, Google, mudou a porcentagem de ganho em cima dos jogos publicados na plataforma Google Play.
O valor que a Google ganhava era de 30% das receitas dos jogos pagos publicados na plataforma, mas isso mudou para 15% para aqueles que faturam abaixo de 1 milhão de dólares.
O anúncio foi feito no blog da própria empresa, entrando em vigor no dia 1º de julho.
Para se ter uma noção do impacto dessa medida, isso reduzirá as taxas de plataforma pela metade para 99% dos desenvolvedores na Google Play Store.
A Google observa que reduzir a taxa para desenvolvedores que ganham menos de US $ 1 milhão visa dar aos desenvolvedores acesso ao dinheiro necessário para aumentar o que chama de “fase crítica de seu crescimento”.
Seguindo os passos da Apple
A Apple, no início do ano também tomou uma medida bem parecida com a Apple Store, já que agora ela analisa a receita de um desenvolvedor no ano anterior e diminui a taxa de 30% para 15% apenas se o ano anterior tiver menos de US $ 1 milhão em receita.
O plano do Google é redefinido a cada ano, o que significa que um desenvolvedor que ganha mais de US $ 1 milhão em 2021 ainda começará 2022 com o Google recebendo apenas um corte de 15 por cento, até que a receita anual de 2022 ultrapasse a marca de US $ 1 milhão.
Na postagem do blog, a Google explica:
- “Embora esses investimentos sejam mais críticos quando os desenvolvedores estão nos estágios iniciais de crescimento, o dimensionamento de um aplicativo não para quando um parceiro atinge US $ 1 milhão em receita – ouvimos nossos parceiros ganhando US $ 2 milhões, US $ 5 milhões e até US $ 10 M um ano que seus serviços ainda estão em um caminho de órbita autossustentável ”, explica o Google, além de prometer mais detalhes nos próximos meses.
- “É por isso que estamos disponibilizando essa taxa reduzida sobre o primeiro $ 1 milhão de receita total ganha a cada ano para todos os desenvolvedores do Play, independentemente do tamanho. Acreditamos que esta é uma abordagem justa que se alinha com a missão mais ampla do Google de ajudar todos os desenvolvedores a ter sucesso. “
O processo da Epic Games
Nesse cenário podemos também relacionar as mudanças dessas taxas com o processo da Epic Games contra a Google e a Aplle.
Esse processo ocorre pois a Epic diz que ambas as empresas estão, em diferentes graus, promovendo espaços não competitivos.
Parte do argumento da Epic é que os desenvolvedores seriam capazes de manter uma parcela maior de seus ganhos se a Apple não impusesse um corte de 30% em todas as áreas ou se permitisse que outras vitrines e métodos de pagamento existissem no iOS para promover uma competição saudável.
Claro, nem o Google nem a Apple mencionam seus próprios conflitos com a Epic Games como algo que teve qualquer influência nas recentes decisões de mudar as políticas de taxas de plataforma.
No entanto, a Epic respondeu à decisão da Apple dizendo que a nova política “não oferece alívio aos clientes” e chama isso de “Imposto Apple”.
As taxas para publicar jogos
Apesar dessas medidas, tanto da Apple, quanto da Google, o processo para publicar um jogo continua o mesmo nas 2 plataformas.
Enquanto na Google Play você precisa pagar uma taxa de 25 dólares para criar uma conta, na Apple Store você precisa desembolsar 100 dólares por ano.
Nada muda para quem deseja publicar jogos gratuitos na plataforma.
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