A Steam é hoje o melhor lugar para publicar um jogo indie
Isso porque lá existem milhões de pessoas que acessam o site diariamente no objetisvo de conhecer e comprar novos jogos
E apesar da taxa de 400 reais para publicar um jogo, desenvolvedores relatam que se arrependem de ter colocado em outras plataformas, pois foi lá na Steam onde o seu jogo realmente deu lucro
Conheço casos de pessoas ganharem 100 dólares em 4 anos em um jogo na Google Play e ao lançar o mesmo jogo na Steam ganhar 100 dólares em 1 mês
Existem diversos fatores para isso acontecer, o primeiro, citado a cima, é o principal
Em lojas como Play Store ou Apple Store o público são de jogadores casuais que buscam baixar jogos de graçwa para se divertir
Já na Steam, temos um público imenso que entra na loja na intenção de gastar dinheiro para se divertir
Esse público já esta acostumado a gastar para jogar e ele não vai se importar em pagar para conhecer um jogo novo
Se o seu jogo for bom e tiver bem apresentado, as pessoas vão querer comprar para conhecê-lo
Também dentro da Steam existe um algoritmo muito bem trabalhado que divulga o seu jogo caso ele for bom
E aqui não se faz a distinção pelo tamanho do jogo, existem muitos jogos puzzles que são tão divulgados quanto jogos AAA, isso porque esses jogos são bons e bem apresentados
Esse é o principal fator para o sucesso de um jogo, seja em qualquer plataforma
E falando na Steam, especificamente, temos as tags, que o algoritmo usa para divulgar o seu jogo
Essa é a primeria dica de otimização e nós te explicaremos a seguir
Steam tags
Qual a diferença entre uma pessoa fanática por jogos FPS, outra fanática por jogos de futebol e outra fanática por jogos puzzle?
A Steam entende que o mercado de jogos não é uma coisa só onde os jogos são criados e as pessoas compram ou não aquele jogo
Dentro do mercado de jogos existem diversos nichos e subnichos de mercado, onde a pessoa pode gostar de um ou mais estilos de jogos
Entendendo isso a Steam criou as tags, que são palavras chaves para definir em qual nicho um jogo se encaixa e para quem ela vai divulgar aquele jogo
Então se o seu jogo possui as tags xadrez, minimalismo e puzzle, a Steam vai entender que o seu jogo pertence aquele subnicho e ela vai divulgar o seu jogo para pessoas que jogaram jogos parecidos com o seu
Para isso é de suma importância que o desenvolvedor coloque as tags certas para o seu jogo ser divulgado para as pessoas certas
Precisam ser tags que não são tão concorridas, mas tags que são lucrativas dentro daquilo que você busca
A Steam permite você colocar 20 tags, mas é importante que você escolha 15, pois a Steam usa somente 15 para divulgar o seu jogo
Nome do jogo
A segunda dica de otimização esta relacionada ao nome do jogo
Mas é importante deixar claro que não é uma otimização da Steam especificamente, mas uma foram de deixar o seu jogo atrativo pelo nome
Uma forma de deixar o seu nome atrativo é colocar um nome que explique, intuitivamente, o que é o seu jogo
Por exemplo, se o seu jogo é sobre conectar pontos, um bom nome seria connect the dots
Para chegar nisso, um passo importante é descobrir a proposta única de valor do seu jogo, que nós já fizemos artigo sobre:
https://www.crieseusjogos.com.br/proposta-unica-de-valor
Ela vai definir muitas coisas no seu jogo e a partir da sua proposta vai sair um nome que resume qual é essa proposta
Screenshots e artes do jogo
As screenshots não podem ser feitas de qualquer jeito
Isso porque é com elas que você vai apresentar o seu jogo para o público
E lembre, para as pessoas comprarem um jogo ele tem que ser bom e bem apresentado
Um dica muito importante sobre isso é que escolha uma arte que seja diferente das artes do seu concorrente
Se você colocar um jogo na Steam com a mesma paleta de cor, as pessoas vão achar que é o mesmo jogo
E em relação a sua página da Steam, seria legal que as 4 primeiras screenshots fossem bem diferentes uma da outra
Se você entrar na loja vai ver que desenvolvedores colocam imagens com gamas de cores totalmente diferentes uma da outra
Isso porque essa variedade de cores dá uma primeira impressão que oseu jogo é rico e bem feito
E que você se preocupou em colocar diversos ambientes e situações no jogo para deixar a experiência completa
Wish List
Nós aqui já ensinamos a você publicar o seu jogo na Steam
COMO PUBLICAR UM JOGO NA STEAM | GUIA COMPLETO – Crie Seus Jogos
Lá nós explicamos que a sua página fica, pelo menos, 15 dias no ar antes do jogo ser lançado
Para isso é importante que você tome algumas ações como divulgar o seu jogo para as pessoas colocarem na wish list
Todo mundo que se inscrever vai receber um e-mail quando o seu jogo for lançado
Além disso, para o algoritmo da Steam, quanto mais wish list o seu jogo tiver, mais ela vai divulgar o seu jogo
Reviews
Todo mundo que comprou o seu jogo pode fazer reviews
E por um motivo que ninguém sabe, quando o seu jogo passa de 1o reviews, o seu jogo começa a ser divulgado muito mais em toda a plataforma
Então quando o seu jogo for lançado é importante caçar essas reviews para atingir 10 o quanto antes
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