Com o surgimento do vídeo game no final do século passado, surgiram as primeiras empresas especialistas em criar jogos de video game
O que é fantástico pois elas eram as primeiras do mercado, mas isso também era um problema
Ninguém nunca tinha feito isso antes, então ninguém sabia como fazer um jogo divertido
Elas não sabiam quais eram os limites e as regras, apesar de imaginar tudo o que poderia ser feito nesse mundo digital
Não existia uma apostila, uma almanaque ou qualquer estudo que dizia a forma certa de fazer um jogo
Era tudo na tentativa e erro, mas essas empresas tinham que se basear em algo
O que existia muito na época eram os jogos de tabuleiro
Eram jogos inventados por alguém onde um ou mais jogadores iriam seguir diversas regras e no final tinham vencedores e perdedores
O problema era como usar os princípios de jogos de tabuleiro para jogos digitais?
Como ensinar o jogador a jogar sem precisar de um manual de 30 páginas?
Como o jogador iria passar por todas as mecânicas e desafios durante toda a trama do jogo?
E foi ai que surgiu o conceito de level design, que teve bases em jogos de tabuleiro, didática educacional e muita tentativa e erro
Hoje nós te traremos 4 princípios de level design usados em jogos de grande sucesso e que você pode usar no seu jogo
1 – Ensinar sem tutorial
O primeiro princípio de um bom level design é ensinar sem tutorial
Mas calma, não é que não possa existira algum tutorial pontual, mas a ideia é que tudo seja feito de foram intuitiva e que você use palavras e setas só para o necessário
A regra aqui é usar o mínimo viável
Para fazer isso a idea é que o jogador passe por todas as mecânicas do seu jogo, uma por vez
Por exemplo: Você mostra pra ele que tem uma espada no seu jogo, ele vai pegar a espada e você mostra pra ele tudo o que ele pode fazer com essa espada
E assim nós vamos para o 2° princípio
2 – Progressão para o clímax
Depois então de você mostrar pro jogador que existe uma espada, por exemplo, você vai mostrar pra ele o que ele pode fazer com aquilo
E uma boa forma de fazer isso é usando o princípio da progressão
Você coloca desafios para ele e faz ele passar por todas as situações que ele pode encontrar dentro do seu jogo
Você começa com uma árvore que ele pode cortar, depois uma árvore que ele pode cortar e transformar em uma ponte, depois você põe um iminigo, depois 2 inimigos e assim por diante
E assim você vai aumentando o nível de dificuldade e ao mesmo tempo ensinando ao jogador todas as situações que ele pode passar dentro do jogo
3 – Clímax
O clímax é o momento onde o jogador vai usar tudo o que ele aprendeu para resolver um desafio muito grande
Seja um chefão ou um level cheio de quebra cabeças em um jogo puzzle
Você já ensinou para ele que existe uma mecânica no jogo e o que ele pode fazer com ela
Agora é hora do jogador usar por conta própria tudo o que ele aprendeu para resolver um ou mais desafios dentro do jogo
4 – Novidade
Depois do jogador passar por um clímax, precisamos dar uma trégua para ele
E nada melhor para fazer isso do que começar do zero
Agora o jogador já resolveu os desafios e ele precisa de novos desafios
Para isso então vamos voltar ao princípio 1 com uma novidade
Se no primeiro ciclo você ensinou uma mecânica para seu jogador, agora você vai incluir uma mecânica nova e ensinar para ele o que ele pode fazer com essa nova mecânica
Essa nova mecânica pode se juntar com a antiga ou ser uma mecânica diferente
Mas é importante que na progressão dos seus níveis e principalmente no clímax, você junte as mecânicas e situações que o jogador aprendeu
Assim você vai deixando o seu jogo cada vez mais intuitivo, completo e desafiador
Essas são técnicas de level design que você pode usar no seu jogo para deixá-lo mais divertido
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