Você já parou para pensar o que torna um jogo bom?
Muitos vão responder a jogabilidade, os gráficos, a experiência, as mecânicas, etc.
Isso, de fato, é importante para um jogo ser divertido.
Porém se você quer criar jogos lucrativos e comerciais, somente isso não basta.
Você pode procurar e verá que existem muitos jogos lindos de se ver e divertidos de se jogar por horas sem se cansar.
Mas verá que o jogo não vendeu nada ou, muitas vezes, muito abaixo do que se esperava.
Isso acontece porque na concepção de ideias daquele jogo foi pensado somente a parte de diversão, mas ninguém pensou, por exemplo:
- Porque esse jogo vai vender bem?
- Qual público ele vai servir e como vai servir?
- Onde vamos encontrar e como vamos encontrar esse público?
- Como esse jogo vai chamar a atenção do mercado?
Pensar em tudo isso é começar a pensar em como vender o seu jogo, ou em outras palavras, como desenhar esse jogo para ele ser atrativo comercialmente.
E principalmente, atrair as pessoas certas no lugar certo.
O princípio de uma venda
Falando de marketing, o princípio de uma venda é você entregar o produto certo, com a oferta certa e para a pessoa certa.
Olha a diferença entre essas 2 ofertas:
- Um jogo de futebol com mais de 500 times
- Um jogo de futebol com um modo carreira completo onde você poderá ser um manager igual a vida real
Perceba que o produto é o mesmo, mas a oferta é totalmente diferente.
Um oferece uma quantidade de times e o outro oferece uma experiência.
Quando você oferece uma experiência, o seu jogo acaba sendo muito mais atrativo comercialmente.
E essa experiência podem ser muitas coisas:
- Uma experiência completa
- Uma experiência otimizada
- Uma experiência específica
- Uma experiência já conhecida, mas com alguma modificação interessante
A experiência de jogo no mercado de jogos
Para falar de experiência de jogo, precisamos dar exemplos.
E para isso vamos começar a falar sobre as grandes empresas.
No final do século XX, as empresas começaram a oferecer experiências de jogo completas.
Foi lá onde surgiram grandes jogos de futebol, grandes jogos de tiro e grandes jogos de mundo aberto.
E com o passar dos anos e com o avanço da tecnologia, essas empresas começaram a competir entre si para ver quem entregava a experiência mais completa e otimizada.
Portanto, atualmente, entre as grandes empresas elas entregam essas 2 coisas:
- Uma experiência completa
- Uma experiência otimizada
Se você for competir com elas, terá que criar uma experiência mais completa e mais otimizada que a delas.
E para isso, no mínimo terá que gastar muito dinheiro e muito tempo.
O problema que essas empresas deixaram
Com as empresas competindo entre jogos completos e otimizados, elas trouxeram um problema e uma solução para quem esta iniciando.
O problema é que, muito provavelmente, você só joga jogos com experiências completas e otimizadas.
Portanto, você só terá ideias de jogos muito grandes para serem feitos, que levarão meses ou até anos e vão requerir de você até mesmo criar uma equipe.
Isso acontece porque o nosso cérebro só tem ideias daquilo que a gente vive e experimenta no nosso dia a dia.
Mas como eu disse, esse é o problema e focar nele não vai nos levar a lugar nenhum.
A grande questão é: Qual a solução que essas empresas deixaram?
A solução é para uma pergunta, como vou entrar nesse mercado de jogos?
Entrando no mercado de jogos
Se as empresas estão competindo entre jogos com experiências completas e otimizadas, sobraram 2 tipos de experiência que elas não exploram:
- Uma experiência específica
- Uma experiência já conhecida, mas com alguma modificação interessante
Para entrar nesse mercado você não precisa, necessariamente, entregar um jogo com uma experiência completa.
Você pode, por exemplo, entregar uma experiência específica.
Isso é o que, por exemplo, o jogo Zen Chess entrega para os seus jogadores:
Ao invés de entregar uma experiência completa de xadrez, o desenvolvedor pegou o momento mais sublime desse jogo que é xeque mate.
Basicamente, nessa série, você tem que colocar a peça no lugar certo para fazer o xeque mate.
Logo, o xeque mate é a experiência específica que foi muito bem explorada por esse jogo.
O primeiro jogo dessa série demorou algo em torno de 2 semanas para ser feito, mas se ele fosse entregar um experiência completa de xadrez, provavelmente teria desistido no meio do caminho pelo tamanho da complexidade do jogo.
A outra forma de ter ideias de jogos
A primeira forma então de você ter ideias de jogos é você começar a jogar jogos mais simples para o seu cérebro ter ideias de jogos simples.
Como eu expliquei acima, o seu cérebro só tem ideias sobre aquilo que você consome no dia a dia.
Buscar experiências específicas e ver como os desenvolvedores tornam essa experiência divertida é o primeiro passo para você começar a ter ideias assim.
Porém existe uma outra forma de você ter ideias de jogos e que foi explorada pelo jogo Daylife in Japan:
Esse jogo é um jogo de quebra-cabeças onde, ao invés de usar fotos, ele usa gifs animados.
Perceba que essa experiência se encaixa na 4ª experiência que ainda não foi comentada:
- Uma experiência já conhecida, mas com uma modificação interessante
Esse jogo entrega uma experiência já conhecida que é o jogo de quebra-cabeças, mas entrega também uma modificação interessante que deixa o jogo muito diferente e divertido, que são os gifs animados ao invés de fotos.
Como descobrir a experiência que o público quer
Já falamos sobre o produto e já falamos sobre a oferta, falta falar sobre o público.
Perceba que a experiência específica vem de uma experiência principal que o seu público busca.
Para seu jogo vender você precisa entregar ao público a experiência que ele quer.
Para jogos de futebol, por exemplo, o que o público busca é a imersão.
Você pode dar a eles uma imersão completa ou uma imersão específica.
Mas isso não é uma regra e, portanto, para descobrir isso é importante pesquisar e jogar.
Você pode pesquisar para descobrir o que eles buscam, que eles gostam e não gostam.
Mas também é muito importante sentir na pele aquilo que o seu público esta querendo.
O melhor caminho é pensar em criar jogos do gênero que você gosta, pois assim você sabe qual a experiência você busca nesses jogos e conseguirá reproduzir muito mais facilmente no seu jogo.
PUV ou Proposta Única de Valor
Sim, esse artigo é sobre proposta única de valor, porém eu não conseguiria te explicar proposta única de valor sem te explicar tudo que eu expliquei agora.
Isso porque Proposta Única de Valor é uma frase que você vai criar pro seu jogo que resume tudo o que eu expliquei para você agora.
Pense, por exemplo, qual a Proposta Única de Valor do GTA V:
Um jogo de mundo aberto onde o jogador poderá fazer grandes assaltos na cidade de Los Santos.
A proposta única de valor resume em uma frase qual a experiência seu jogo entrega para o seu público.
Quando você cria uma proposta única de valor específica, clara e bem montada, você não precisa explicar muito sobre o seu jogo.
A PUV já explica seu jogo naturalmente.
Então o que é a PUV?
É a experiência que você vai entregar para o jogador resumida em uma frase.
E para chegar na PUV, você precisa descobrir a experiência que você vai entregar e para isso basta você aplicar tudo o que você aprendeu nesse artigo.
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