Um passo muito importante no desenvolvimento de jogos é a publicação e divulgação do jogo.
Isso porque se isso for mal feito, ninguém vai conhecer e jogar o seu jogo.
Dentro desse meio temos empresas especializadas exatamente nisso, em publicar jogos.
Essas são as Game Publisher e são delas que nós iremos falar hoje.
O que é uma Game Publisher?
No nome literal é uma empresa especializada em publicar jogos.
No papel ela escolhe jogos para publicar nas plataformas de games.
Porém na prática esse processo não é tão simples.
Elas são empresas que atuam exclusivamente na divulgação e publicação do seu jogo.
E como elas gastarão um bom dinheiro fazendo isso, não é qualquer projeto que elas levam para a frente.
Como atua uma Game Publisher?
O processo é semelhante em cada uma delas.
O desenvolvedores apresentam seus projetos e as Game Publisher escolhem qual projeto levar para frente.
Isso é feito através de uma análise profunda de mercado e de riscos.
Quando um jogo é escolhido é feito um contrato com o desenvolvedor e essa empresa fica com parte do lucro, que varia de empresa para empresa.
Publisher Famosas
Take-Two Interactive: Essa é a empresa por trás da publicação e divulgação da Rockstar, a empresa responsável pela criação da série GTA.
Devolver Digital: Essa é uma empresa norte americana responsável pelo sucesso jogo Fall Guys, ela fez toda a sua publicação e divulgação do jogo.
EA Sports: Muitos acreditam que a EA Sports é a desenvolvedora de jogos como FIFA, NFL e NBA, mas na verdade essa parte da empresa é responsável somente pela publicação e divulgação dessas séries.
Activision: Essa é a empresa responsável por publicar e divulgar jogos da série Call Of Duty.
Vale a pena?
Agora que você entendeu o papel da Game Publisher, vem a pergunta, será que vale a pena eu ir atrás desse tipo de investimento?
A verdade é que tudo passa pelo seu momento no mercado de jogos.
Essas empresas, sejam elas grandes ou pequenas, não são sugadoras do seu dinheiro.
Na verdade elas tem um papel muito importante, principalmente em publicar jogos em lojas inacessíveis como as lojas dos consoles.
Elas tem uma relação muito boa com essas empresas e conseguem publicar os seus jogos nessas plataformas.
Por outro lado elas não vão escolher qualquer projeto para publicar, elas vão naqueles que são realmente promissores.
Então a resposta é: se você já tem experiência no mercado de jogos, ou seja, já publicou muitos jogos e tem algum projeto que esta muito promissor em uma loja como a Steam, vale a pena investir.
Caso você esteja começando o melhor é estudar o mercado, saber quais os melhores jogos para publicar e qual área você vai atuar.
Essa é a melhor forma para você criar jogos promissores que o mercado realmente aprove e no futuro apresentar algum projeto para uma Publiser.
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.