O game design é um processo crucial dentro de qualquer projeto de jogos.
É ele que vai definir como transformar a ideia do jogo em um jogo de fato.
Isso pode parecer meio confuso, mas é o game designer que vai definir as regras do jogo.
É ele que vai montar o jogo, as suas fases, a história, quais serão suas mecânicas e como vão ser os cenários.
Tudo isso passa pelo game designer, é ele que vai mostrar para os desenvolvedores como eles tem que fazer o jogo.
Nesse artigo nós traremos 5 erros de game design que você não pode cometer no seu jogo.
5 ERROS DE GAME DESIGN QUE VOCÊ DEVE EVITAR!
1 – Criar um escopo muito grande
Escopo nada mais é que uma definição para o tamanho e complexidade do seu jogo.
Um jogo em 3D com 1000 horas para ser feito tem um escopo maior que um jogo em 2D com 100 horas para ser feito.
Um grande erro que muitos cometem é querer fazer um jogo grande demais e não que ela não consiga, mas ela vai demorar tanto tempo que vai desistir no meio do caminho.
O ideal é começar pequeno e ir evoluindo aos poucos.
E sempre lembrar que o que define o escopo do jogo é a sua pior habilidade.
Não adianta você programar o jogo em um dia, se você demorar 1 mês para fazer a arte, o escopo do seu jogo é de um mês.
2 – Não testar o seu próprio jogo
Um outro erro comum é os desenvolvedores não testarem o seu jogo.
E quando eu falo isso não é você abrir a Unity e testar seu próprio jogo, é você mandar para outras pessoas testarem para você.
É muito importante você ter o feedback de outras pessoas para saber se o seu projeto esta indo no caminho certo.
Por isso é importante você mandar para testes seu jogo desde o começo, na parte de prototipagem.
3 – Mecânicas confusas
Muitas vezes os desenvolvedores podem querer mesclar muitas mecânicas e colocar diversas inovações no jogo.
Isso pode ser bom, mas se for bem estruturado, pois a grande chance é que seu jogo vai se tornar confuso de ser jogado.
O principal é entender qual a experiência principal que você quer passar pro jogador e colocar mecânicas que auxiliam nessa experiência.
Caso contrário, seu jogo será um emaranhado de mecânicas que não tem um objetivo certo.
É importante então seu jogo ter as regras mais claras possível e menos acaba sendo mais nesse processo.
4 – Não ouvir feedbacks
Um erro bem comum é as pessoas não darem ouvido para o feedback dos outros.
A maioria até manda o jogo para teste, porém o desenvolvedor é tão convicto com seu jogo que acaba não dando ouvido para as críticas positivas.
Existem realmente algumas críticas que não servem para nada em nosso jogo, mas não se esqueça, você esta fazendo um jogo para o mercado.
Logo, se você esta fazendo um jogo para outras pessoas é importante saber os desejos e a experiência que ela quer.
Isso é importante até para saber qual jogo fazer e como fazer, pois tudo parte de uma pesquisa de mercado.
Se você vai fazer um jogo para o mercado é importante ouvir que jogo o mercado quer e como ele quer, para poder entregar exatamente o que os jogadores querem.
5 – Errar no balanceamento
Um último erro muito comum de game design é errar no balanceamento do seu jogo, isso significa que a dificuldade do jogo não esta bem implementada.
O que mais acontece, na verdade, é seu jogo esta muito monótono, ou seja, ou seu jogo esta muito difícil ou ele esta muito fácil.
É importante ocorrer uma mesclagem no seu jogo e tudo ocorrer de forma harmônica.
Ter fases mais fáceis e outras mais difíceis.
Tudo isso tem que ser muito bem pensado para oferecer uma ótima experiência ao jogador.
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