Aprender a programar jogos é uma tarefa simples, porém trabalhosa.
Basta você aprender as ferramentas certas e colocar em prática, muitas vezes!
Nesse artigo de hoje falaremos sobre a ferramenta condicional if e else, para você colocar no seu projeto.
Caso você queira saber como aprender a programar jogos temos um artigo completo explicando:
como aprender a programar jogos
If Unity | A ferramenta condicional
1 – O que é if e else?
2 – Para que serve?
3 – Como usar na Unity?
O que é if e else?
Se você olhar no dicionário if significa se e else significa senão.
Uma ferramenta condicional, como o if, permite nós seguirmos caminhos diferentes através de uma condição.
E não precisamos de programação para entender isso, pense comigo:
Você esta na estrada e vê uma placa “Cidade A para direita e cidade B para esquerda”.
Essa placa poderia estar escrita de outra forma, como por exemplo:
“Se você for para a cidade A vá para direita, senão vá para a esquerda”.
Aqui você acabou de usar uma expressão condicional.
A condição é você ir para a cidade A, caso isso for verdadeiro, ou seja, você quer ir para a cidade A, vire para a direita, senão vire para a esquerda.
O if e o else permite nós seguirmos diversos caminhos dentro do mesmo script, da mesma forma que seguimos diversos caminhos na estrada.
O que vai definir para o computador qual caminho ele seguir é a condição que você irá programar.
Se essa condição for verdadeira ele vai para um caminho do script, se ela for falsa irá para outro caminho.
Para que serve?
O if e else então serve sempre quando você quer seguir diversos caminhos em um mesmo script e pode ter diversas aplicações.
Digamos que você que ter uma luz no seu jogo que acende depois de uma determinada hora.
Para isso você pode usar o seguinte raciocínio:
Se o horário for maior que 6 a luz acenderá, senão a luz se apagará.
Você também pode usar para saber se algum evento aconteceu no seu jogo, como o apertar de um botão:
Se botão “espaço” for clicado o personagem pula.
Por último imagine um jogo de futebol e você precisa programar o jogador para atacar ou defender.
Para isso você pode usar o if e mandar ele seguir ambos os caminhos:
Se a bola estiver com o time 1, eu ataco, senão eu defendo.
Essas são algumas linhas de raciocínio que você pode seguir e mostrarei como implementar isso na Unity.
Como usar na Unity?
Na Unity usaremos o C# para programar, mas não se apegue a isso, o que muda entre as linguagens é a forma de escrever, o importante é você entender o raciocínio por trás.
Para você usar o if é importante trabalharmos com variáveis, pois nós precisamos coletar informações para fazer comparações e as variáveis que darão as informações para nós.
Então vamos voltar no caso da luz, queremos que a luz acenda e apague dependendo do horário.
Para isso nós usaremos uma variável para saber a hora dentro do jogo e faremos uma condição if para acender ou apagar a luz.
Também usaremos uma variável Luz para dizer qual objeto terá o componente luz dentro dele.
Se o horário for maior que 6 a luz acenderá, senão a luz se apagará.
public GameObject Luz; public int horario; void Update(){ if(horario > 6){ Luz.SetActive(true); } else { Luz.SetActive(false); } }
O mesmo raciocínio serve para os outros exemplos:
Se botão “espaço” for clicado o personagem pula.
void Update() { if (Input.GetKeyDown(KeyCode.Space)) { Pular(); } }
Se a bola estiver com o time 1, eu ataco, senão eu defendo.
public int TimeComBola; void Update(){ if(TimeComBola == 1){ Atacar(); } else { Defender(); } }
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