Uma das melhores sensações do mundo é ver seu jogo sendo baixado por diversas pessoas. Esse é o sonho de muitos – se não todos – desenvolvedores de jogos. Mas para se conseguir isso, convenhamos que você deve investir tempo, esforços e claro, dinheiro. Será?
Ao mencionar que precisamos de dinheiro para marketing, muita gente sente até calafrios. Como eu posso elaborar e financiar uma estratégia de marketing se não sou uma grande empresa de desenvolvimento de jogos? Aí está. Você pode sim fazer isso por conta própria, só deve saber antes por onde começar.
Seguem as 10 dicas de marketing para desenvolvedores de jogos independentes divulgarem seu jogo:
1. Comece no tempo certo
Não espere seu jogo estar totalmente finalizado para iniciar suas campanhas de marketing. Gerencie suas mídias sociais, entre em contato com sites e blogs especializados em jogos, crie um “press kit” – kit de imprensa do inglês, são um conjunto de mídias de divulgação do seu jogo – e também um website para seu game. Mais importante: mantenha tudo atualizado na medida do possível. Faça barulho!
2. Construa um site para o seu jogo
Os seus fãs precisarão de um local em que possam conferir as novidades de seu jogo. Um local no qual contenha tudo sobre ele. Não precisa ser necessariamente um site, pode ser uma página no Facebook, por exemplo, mas tem que ser um canal que possua todos os dados de seu projeto.
3. Seja sem vergonha!
Ser um desenvolvedores de jogos introvertido não te ajudará muito nesse processo. Você possui várias redes sociais e diversos canais para divulgar o seu projeto, mostre-se para o mundo! Quanto maior for a sua presença social, melhor será para o seu projeto.
4. Faça seu jogo ganhar um óscar!
Criar aquele vídeo chamativo atrairá a atenção de muitas pessoas. Vídeos vendem bem o seu produto e são uma ótima ferramenta de divulgação. Prepare aquele belo trailer ou mesmo teaser como se estivesse preparando um filme para a premiação do óscar.
5. Faça mídias criativas
Você poderá usar e abusar de imagens, gifs, ícones, gráficos, etc. Mas certifique-se de que estejam com uma excelente qualidade. De posse dessas mídias você divulgará em suas redes sociais, site, imprensa, publicações e afins.
6. Vá para a imprensa!
Analise o mercado e procure por pessoas que você possa entrar em contato para criar matéria ou mesmo citar o seu jogo em algum tipo de mídia. Uma dica valiosa aqui é procurar por influenciadores digitais. No mercado de games temos vários, mandar um email com todo o seu projeto detalhado, imagens e vídeos para realmente impressionar a pessoa poderá te ajudar a ganhar vários usuários, caso uma pessoa – ou site especializado – citar o seu game.
7. A grana está curta demais? Tente um financiamento coletivo
Você já ouviu falar em Crowdfunding? Em português, costumamos chamar de financiamento coletivo. São sites em que podemos publicar projetos para tentar uma verba “x” para criar um projeto. Nesses sites, o dinheiro vem de usuários comuns que se interessam pela sua causa. Mas o mais importante, mesmo que você não consiga atingir sua meta de financiamento, ao menos expôs seu jogo para várias pessoas, o que poderá te render potenciais jogadores para o futuro.
8. Jogo mobile? Não ignore o ASO (App Store Optimization)
Uma das chaves de sucesso para um jogo mobile é sua página do jogo. Trate de cuidar bem dela, adicionando as melhores capturas de tela, o melhor vídeo e as melhores descrições possíveis. Tudo isso tem a finalidade de atrair cada vez mais público, que em boa parte das vezes vem da primeira impressão que tem da página do seu game na App Store.
9. Ouça o que os seus usuários têm a dizer
Mesmo se você fez um ótimo trabalho no início do marketing e entregou um jogo incrível, não é hora de relaxar. As pessoas estarão mandando constantemente feedbacks e opiniões sobre o seu game. Talvez essa seja um dos melhores benefícios do marketing, já que de posse disso você poderá melhorar significativamente o seu jogo.
10. Faça um jogo incrível!
Pode parecer besteira, mas tente fazer o melhor projeto de sua vida. Não adianta fazer o melhor marketing do mundo para um produto que não prende a atenção das pessoas, entende? Até porque, diversos jogos independentes fizeram sucesso mundial mais pelo boca-a-boca por serem tão bons, minimizando até mesmo os esforços com marketing.
Conclusão
De início o marketing para jogos pode parecer algo assustador, não é mesmo? Mas a verdade é que isso pode ser feito com esforços e investimentos relativamente pequenos. Basta definir o seu plano e seguir os seus objetivos passo a passo. Isso não garantirá o sucesso instantâneo, mas também evitará falhas precoces! Então vá em frente e boa sorte.
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