Quem já criou algum jogo para android pela Unity sabe a dor de cabeça que é mexer com JDK, SDK e NDK.
Fora os problemas que dão com Gradle Build e muitas outras coisas.
Eu também já passe por muitos problemas e o lançamento do meu jogo atrasou 1 mês por causa disso.
Aqui eu irei te mostrar como configurar tudo da forma certa para você que quer criar jogos para android.
E no final tem um vídeo te ensinando a publicar jogos para android.
Como configurar a Unity para android
1 – SDK, JDK, NDK
2 – Gradle
3 – Configurando o projeto
4 – Player Settings
SDK, JDK e NDK
SDK, JDK e NDK são alguns arquivos que nós precisamos colocar no nosso projeto para criar um APK ou AAB para android.
APK e AAB são arquivos que você mandará para a loja da play store posteriormente.
Antigamente na Unity nós precisávamos baixá-los separadamente mas isso trazia um problema imenso de incompatibilidade e era quase impossível achar uma combinação que funcionasse.
Para nossa sorte a Unity disponibilizou esses arquivos para serem baixados junto com o editor.
Você pode conferir como baixar a Unity em nosso artigo: Como baixar a Unity
Com isso basta você selecionar esses arquivos em seu projeto.
Você fará isso indo em Edit > Preferences > External Tools e selecionando essas 3 caixas:
Gradle
O Gradle é responsável por compilar o seu projeto na Unity.
Esse era recurso que dava muito problema, mas antes tínhamos outra opção de compilação.
Agora a Unity deixou exclusivamente o Gradle Build, mas ele também é baixado e pode ser configurado da mesma forma que o SDK, JDK e NDK.
Ainda em Edit > Preferences > External Tools, você selecionará essa caixa:
Configurando o projeto
Agora o próximo passo é mudar o seu jogo para Android.
Você fará isso indo em File > Build Settings e depois selecione Android.
Não esqueça de colocar as cenas do seu jogo no Scenes in Build.
Você pode colocar arrastando as cenas das pastas de Assets.
A primeira da lista será a primeira a ser aberta no jogo.
Depois disso clique em Player Settings.
Player Settings
No Player Settings você colocará o nome do projeto, a versão e o algum nome para te identificar no Company Name.
Não esqueça de colocar o ícone do seu jogo
– Resolution and Presentation:
Nessa aba você pode arrumar qual a rotação seu jogo terá no celular:
– Other Settings:
Nessa aba você terá que prestar atenção no “Bundle Version Code”, a cada versão publicada na Play Store você terá que aumentar esse número.
Aqui também você precisa mudar o Scripting Backend para IL2CPP para poder selecionar o ARMv7 e o ARM64:
– Publishing Setting:
Nessa aba você irá criar uma chave para seu projeto e nunca perca ela pois caso isso aconteça você perderá o seu projeto.
Deixe todas essas funções desmarcadas também:
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