O mundo de desenvolvimento de jogos é um mundo grande e pequeno ao mesmo tempo.
Ele é um mercado enorme no mundo todo e grande também no Brasil, passando o de cinema e música juntos.
Mas ao mesmo tempo, aqui no Brasil, é um mercado recente e em expansão, que precisa de muito para crescer.
Nesse cenário surgem diversos desenvolvedores querendo um sonho, seguir na carreira de desenvolvimento de jogos.
E com isso também muitas dúvidas por ser um mercado que esta nascendo.
Entre todas essas dúvidas uma que surge é: Será que eu preciso de experiência para entrar no mundo dos jogos?
É sobre isso que iremos falar hoje.
Preciso de experiência para ser um desenvolvedor de jogos?
1 – Os diversos meios
2 – Conhecimento x experiência
3 – A armadilha de jogos grandes
4 – Conclusão
Os diversos meios
Existem diversas formas de você entrar no mundo do desenvolvimento de jogos.
Uma delas é criando seus próprios jogos e publicando, mas também existem diversas outras funções que você pode fazer.
Você pode ser programador, game designer, designer 2D ou 3D e etc.
Todas essas são funções importantes que empresas pequenas e médias procuram pessoas para exercer.
E quando nós falamos em experiência temos que levar em conta o seu objetivo.
Para você criar o seu primeiro jogo e publicar não necessitará de experiência, já para trabalhar para alguém isso é necessário.
Conhecimento x Experiência
Uma coisa que não se pode confundir é experiência com conhecimento.
Tutoriais de Unity existem de monte por aí, cursos nem se fala.
Mas é importante entender que você pode ter feito 300 cursos de Unity, se você nunca fez um jogo você é inexperiente.
Você não pode cair na armadilha de achar que saber muito de Unity é ter experiência, porque o que você tem é conhecimento.
A experiência é consequência é tudo aquilo que você irá fazer com o seu conhecimento.
Para publicar jogos, por exemplo, você precisa ter conhecimento, mas a experiência é consequência de todo o processo.
A mesma coisa acontece para você trabalhar para outras pessoas, a experiência é tudo aquilo que você faz com o seu conhecimento.
Portanto é de suma importância você botar na prática tudo aquilo que você aprendeu para mostrar a sua experiência.
A armadilha dos jogos grandes
Uma armadilha que muitos desenvolvedores cometem é querer fazer jogos muito grandes.
Muitas vezes por achar que vai ser melhor aceito no mercado.
Mas a verdade é que isso é uma armadilha.
Você até pode passar anos criando um jogo super complexo e enorme, mas isso não significa que você será mais experiente.
Lembre que eu disse, a experiência é consequência do processo.
Você precisa começar com jogos menores e ir evoluindo aos poucos.
Se apegar nos jogos que você é capaz de fazer.
E não ache que fazer jogos pequenos é demérito, pois na verdade existe um mundo muito grande de pessoas interessadas nesse tipo de jogo.
O problema é você ficar anos travando em um projeto que você precisará de uma equipe de 10 pessoas para fazer.
Conclusão
O conhecimento é importante para você começar, mas ele tem que estar alinhado ao seu objetivo.
Se você vai fazer um jogo puzzle, esse terá que ser seu conhecimento adquirido nesse momento.
Se quiser fazer um jogo plataforma terá que adquirir esse conhecimento.
A experiência é consequência de tudo isso e tenha em mente que você não precisa saber tudo.
Você precisa saber aquilo que vai te levar para algum lugar.
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