5 erros que um desenvolvedor de jogos iniciante comete
Você esta pensando em se tornar um desenvolvedor de jogos ou já esta caminhando para isso?
Hoje eu irei falar sobre 5 erros comuns que um desenvolvedor de jogos iniciante comete e sabendo deles você poderá aprender a não cometer também.
1 – Falta de planejamento
2 – Ignorar feedbacks
3 – Tentar fazer tudo
4 – Criar expectativas muito altas
5 – Não fazer o marketing
Falta de planejamento
Um dos principais erros de um desenvolvedor de jogos iniciante é ter uma ideia de jogo, abrir um programa para criar jogos como a Unity e sair fazendo esse jogo para ver como fica.
Se esse é o seu caso, saiba que você esta cometendo o mesmo erro que a maioria das pessoas que começam no mundo dos jogos.
Quase sempre que alguém tenta fazer isso ela acaba desistindo.
Isso acontece porque o início de uma ideia ou de um projeto é o momento onde você esta mais animado.
É o momento onde você visualiza o jogo pronto e quer ver ele pronto o quanto antes.
Mas você esqueceu de pensar em todo o processo para esse jogo ser concluído.
E quando você mergulha no processo sem antes saber como vai ser esse processo, você vê que é muito mais difícil do que você imaginou.
O ideal é você sentar e anotar tudo o que você vai precisar fazer, construir e até gastar para terminar o projeto.
Assim você terá uma ideia se esse projeto é viável para ser feito e poderá planejar todo o desenvolvimento do jogo.
Também poderá visualizar o que você pode colocar e tirar desse projeto, tendo o jogo quase pronto no papel antes de desenvolver.
Ignorar feedbacks
Na maioria das vezes os desenvolvedores não só ignoram os feedbacks como eles também nem os procuram.
No desenvolvimento de um jogo os feedbacks são de extrema importância para nós sabermos se as nossas ideias são boas.
Um exemplo é receber feedbacks de uma comunidade que joga jogos do mesmo gênero que o seu.
Eles jogam esses jogos e sabem te dizer o que eles gostam e o que eles não gostam.
O que eles desejam ter nos jogos e o que eles tirariam.
Essa é a melhor ferramenta para nós sabermos se estamos indo no caminho certo ou não.
Tentar fazer tudo
Um erro comum de um desenvolvedor de jogos iniciante é tentar fazer tudo no seu jogo.
De fato, quando estamos começando fica muito difícil contratar alguém ou até encontrar alguém para dividir o trabalho.
Mas muitas coisas podem ser delegadas mesmo sem gastar 1 real.
Você pode utilizar assets, animações e texturas gratuitas distribuídas em lojas como a Unity Asset Store.
Você pode, por exemplo, economizar muito tempo pegando uma árvore pronta ao invés de tentar montar uma sozinha.
E muitas vezes o resultado pode ser muito melhor.
Você pode ainda delegar tarefas com algum amigo seu, pedir pra ele fazer coisas que ele sabe e você sozinho demoraria muito para fazer.
Uma boa ideia é pedir ajuda de pessoas já experientes para te mostrar como fazer da forma certa.
Ou ainda entrar em cursos ou comunidades que te ajudarão.
Assim você economiza o tempo que você usaria para fazer 10 vezes a mesma coisa.
Criar expectativas muito altas
Criar expectativas não é errado, desde que elas estejam dentro da realidade.
Se você criar uma expectativa de fazer um jogo em 7 dias mas o jogo demoraria 2 meses para ser criado, você terá uma expectativa quebrada.
Isso pode te desanimar logo no começo do seu projeto.
Por isso a importância de se planejar e colocar as coisas no seu devido lugar.
É importante você pensar sempre no que você precisa fazer hoje para avançar no projeto.
Jamais foque muito no projeto final ou em passos mais avançados.
Não fazer o marketing
Esse eu acredito que é o erro mais comum.
A maioria dos desenvolvedores tem uma ideia de um jogo, desenvolvem, publicam e tem a esperança do jogo dar certo.
Claro que muitos jogos dão certo seguindo esse caminho, mas é uma exceção.
O fato é que tudo fica muito mais fácil quando fazemos um marketing bem feito.
Desde a pesquisa de mercado para sabermos se o mercado quer o jogo que nós vamos fazer, como a divulgação do seu jogo quando lançado.
O mais comum de acontecer é ter jogos excelentes que foram publicados e não vendem quase nada.
Isso acontece porque não existe uma comunidade sólida interessada em jogar esse tipo de jogo, por isso é importante fazer uma pesquisa de mercado.
Ela que vai nos dizer quais jogos as pessoas jogam, quais jogos elas estão procurando e o que elas gostariam de ter nesses jogos.
E por último, o erro mais comum é não divulgar o seu jogo depois de lançado.
Mesmo as pessoas que fazem pesquisa de mercado cometem esse erro.
E o fato é, se você não divulgar seu jogo, ninguém vai saber que ele existe.
Faça campanhas de marketing para divulgar seu jogo, mesmo que seja de forma gratuita.
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.