Criar um jogo já pode ser uma tarefa trabalhosa para uma grande equipe, e imagine só para uma pessoa?
Isso porque jogos envolvem várias áreas em sua produção, como música, artes, animações, programação, narrativa e etc.
No entanto, graças à expansão das engines no mercado, muitas tarefas dessas listadas agora se tornaram mais simples de serem concluídas e, por consequência, temos um processo mais democrático e facilitado para se produzir um jogo, mesmo que sozinho.
E para comprovar que criar jogos é sim uma tarefa cabível a uma pessoa só, neste artigo estarei listando 5 jogos definitivamente feitos por desenvolvedores solitários, confira:
Papers, Please, criado por Lucas Pope
Como um americano que vive no Japão, Lucas Pope foi submetido a verificações de imigração algumas vezes por ano. Os papéis embaralhados e as checagens cruzadas da tela do computador pareciam um processo tão intensivo, que ficaram marcados na vida de Pope.
Essa experiência o levou a criar o jogo Papers, Please, um jogo no qual o jogador personifica um agente de imigração de fronteira, que analisa a documentação necessária para entrar em Arstotzka, um país fictício.
Undertale, criado por Toby Fox
Fox desenvolveu a totalidade do jogo de forma independente, incluindo escrever e compor a partitura, com apenas arte adicional criada por outros artistas. O jogo foi inspirado na série de RPG Mother e Mario & Luigi, na série Touhou e na comédia britânica Mr. Bean.
Undertale foi inicialmente planejado para conter duas horas de duração e foi programado para ser lançado em meados de 2014, mas o desenvolvimento foi atrasado ao longo dos próximos três anos.
Tetris, criado por Alexey Pajitnov
Em Moscou, um pesquisador de inteligência artificial conseguiu se divertir testando as capacidades do novo hardware para o governo. Para realizar os testes, ele escreveu jogos simples e os jogou em uma tela baseada em texto.
Um desses jogos foi baseado em um popular jogo de tabuleiro chamado Pentominoes, onde os jogadores organizam várias peças geométricas em um tabuleiro.
As 12 formas possíveis mostraram-se um pouco complicadas, então elas foram cortadas para sete e enviadas em cascata pela tela. Sem que ele soubesse, Alexey Pajitnov acabara de criar o mais importante videogame de quebra-cabeça de todos os tempos: Tetris.
Stardew Valley, criado por Eric Barone
Eric Barone criou o Stardew Valley ao longo de quase cinco anos como uma forma de construir seu portfólio de desenvolvedor de jogos, respondendo ao declínio da qualidade dos jogos recentes de Harvest Moon.
Ele levou os conceitos introduzidos pela série ao longo dos anos e ajustou-os, fornecendo sua própria versão. O resultado é um simulador de agricultura único que é tanto uma carta de amor para os jogos SNES de antigamente quanto é uma expressão do design moderno em estilo retrô.
Banisehd, criado por Luke Hodorowicz
Com Banished, Luke Hodorowicz seguiu o sonho da indústria do entretenimento: renuncie ao seu trabalho, siga sua paixão e faça algo para se orgulhar.
Depois de uma década fazendo jogos, ele usou suas economias para seguir o caminho indie. O resultado é Banished, lançado em fevereiro de 2014, levando Hodorowicz cerca de três anos para ser concluído.
Gostou desse artigo? Temos mais em nosso blog: www.crieseusjogos.com.br
Também temos vídeos toda semana em nosso canal do Youtube: Crie seus jogos – Youtube
Baixe gratuitamente: os passos para desenvolver jogos de sucesso
Seja o primeiro a comentar.