Você sabe o caminho a ser seguido para criar verdadeiros games de sucesso, não é? Aqui mesmo no Crie Seus Jogos nós já fizemos artigos dando dicas sobre isso.
Mas, você já parou para pensar em erros que podem ser evitados? O que você não deveria fazer ao criar um jogo?
Com base em experiências próprias, ao testar projetos próprios ou jogos de outras pessoas, estarei listando 5 erros que você deve evitar de todo jeito ao desenvolver seu projeto.
5. Jogo muito lento
Parece meio estranho dizer isso, mas um jogo lento pode, definitivamente, afastar seus fãs de seu game. O motivo?
Além do fato de um game lento testar a paciência dos jogadores, o jogo pode acabar dificultando mais do que o necessário o gameplay do projeto. Um jogo lento torna mais difícil para os jogadores darem saltos para evitar obstáculos ou mover de uma plataforma para outra.
A jogabilidade do seu jogo deve ser equilibrada. Não deve ser muito fácil, mas também não deve ser muito difícil. Você sempre irá querer que seu projeto seja emocionante aos jogadores assim como é para você. Um game lento pode não passar toda essa emoção e acabar frustando pessoas. Se for muito lento, nos primeiros 15 segundos de gameplay você perderá o jogador.
4. Jogo muito fácil
Ser lento não tem relação com ser fácil e vice-versa. Mas, a frustração pode chegar da mesma forma. Seu jogo tem que ter algum desafio para ser divertido. Existem várias maneiras de fazer isso, mas um dos métodos mais simples é o uso de obstáculos ou inimigos, dependendo do gênero do seu jogo.
Ao criar jogos, inclua vários objetivos e obstáculos que desafiarão e envolverão seus jogadores. Recursos adicionais como power-ups que aumentam a velocidade ou multiplicam moedas também são ótimos para adicionar. Poderes podem colocar uma dose de emoção, o que pode ajudar a tornar o seu jogo mais desafiador.
3. Jogo muito difícil
Você nunca deve tornar seu jogo tão difícil que os jogadores sintam que não conseguem ganhar. De início, o game poderá soar como um desafio para o jogador, mas ele enjoará muito rápido, justamente pelo motivo de não conseguir nunca atingir os objetivos do game.
Quando você está criando jogos, você tem que encontrar o equilíbrio perfeito entre dificuldade, desafio e diversão. Grandes projetos têm isso como premissa básica.
“Ah, como eu consigo saber se está difícil demais ou fácil demais?”
Já ouviu falar em teste?
Você pode pegar seu projeto e enviar para seus amigos, família, cachorro e papagaio jogarem. Está difícil pedir a algum deles? Então utilize fóruns na internet sobre desenvolvimento de jogos. Publique seu projeto e peça opinião da comunidade. O GameJolt, por exemplo, é excelente para tal.
2. Personagem/assets grande demais
Você criou aquele super personagem fantástico e quer dar todo o destaque que ele merece. Assim, o seu personagem é o maior objeto na cena, tomando espaço até mesmo desnecessário, tudo isso para mostrar o quão imponente ele é.
Será que isso está certo?
Bom, sei muito bem com é isso. O seu personagem é sua obra prima. Mas acredite, tem que haver um equilíbrio dentre o tamanho do personagem e o tamanho da cena. Nem grande, nem pequeno demais.
Mas isso não vale apenas para o personagem. Outros assets, tais como inimigos, backgrounds, plataformas, itens e etc, devem também estar calibrados. Isso é uma premissa básica do design de um jogo: o tamanho é importante e maior nem sempre é melhor.
1. Lançar um jogo não polido
O último erro, como o título já diz, consiste nos criadores de jogos não terem o seu jogo polido o suficiente antes de seu lançamento.
Um jogo polido é aquele que não é apenas livre de bugs e erros, mas todos os aspectos do jogo, desde os gráficos e interface do usuário até a mecânica de jogo, são coesos e estão ajustados.
“Por quê estou cometendo um erro ao lançar meu jogo que não está 100% finalizado?”
Jogadores, editores de jogos e até mesmo a imprensa (trata-se por imprensa sites especializados, YouTubers e afins) preferem testar jogos visualmente e mecanicamente bons.
E como polir meu game?
Para começar, revise e jogue seu jogo repetidamente. Pode até chamar pessoas para te ajudarem nessa etapa. Enquanto estiver fazendo isso, procure por áreas que possam ter melhorias. Se você notar a menor coisa errada, conserte-a. Certifique-se de que todas as imagens estejam alinhadas corretamente e que nada esteja fora do lugar. Além disso, verifique o seu estilo de arte e tema para ver se é coeso com o resto do seu jogo.
Seja o primeiro a comentar.