Desenvolver um jogo e por a mão na massa é apenas um dos passos para se criar um projeto. Se você deseja criar um projeto de sucesso, a estrada pode ser um pouco mais longa.
Este artigo foi escrito para quem deseja elevar suas chances de sucesso ao se desenvolver um jogo mobile, não importando se você está iniciando na área de desenvolvimento de jogos ou mesmo se já é uma pessoa experiente. Aproveite!
1. Use uma fórmula que funciona!
Você não consegue ter uma ideia inovadora? Ou mesmo tem uma ideia mas não quer arriscar por não saber se ela funcionaria? Ou apenas precisa de uma fonte de inspiração?
Existe um método capaz de te ajudar a ter ideias de sucesso. Essa prática ajudará você a ter ideias de jogos de sucesso todas as vezes que quiser criar um novo projeto e mais, funciona apenas com projetos mobile. Como funciona?
Descubra as ideias de games que funcionam pesquisando os principais jogos nas lojas mobile (Google Play Store e App Store). Estude esses títulos, confira os comentários, jogue-os e faça anotações. Anote a principal característica desse game e até onde o jogo pode ir.
Em seguida, elabore diferentes maneiras de melhorar o jogo, ideias que poderiam torná-lo ainda melhor e use essas ideias para criar seu novo conceito de jogo. Use vários jogos de tendência como inspiração, mas atenção, NÃO COPIE. Use apenas elementos que funcionem e ajuste-os até que você tenha uma ideia totalmente nova, uma versão modelada e aprimorada.
2. Seja um prototipador
Agora que você já tem ao menos um conceito de jogo, crie um protótipo jogável o mais simples possível. Testar essa versão básica do conceito do game permitirá que você saiba se está indo na direção certa ou não. Se você vir algo que não encaixa ou que parece não fluir, dará tempo de remover do projeto antes que seja tarde demais. Prototipe frequentemente e construa o seu jogo adicionando novos elementos e funcionalidades à medida que avança. Vai por mim, protótipos poderão te poupar muito tempo e evitar dores de cabeça.
3. Planejamento é tudo!
Pode parecer meio óbvio, mas essa parte não é seguida pela maioria dos desenvolvedores de jogos. Sem uma estratégia clara, até mesmo as melhores ferramentas não farão diferença para você. Portanto, reserve um tempo para mapear um plano de ação para o desenvolvimento de seus jogos.
Pense no que você precisa fazer e calcule quanto tempo levará para concluir. Anote tudo. Dê a si mesmo um prazo para completar seu jogo. Em seguida, crie um cronograma para o desenvolvimento e cumpri-lo. Defina lembretes em seu Smartphone e marque sua agenda. Tente trabalhar no seu projeto todos os dias, mesmo que seja apenas por alguns minutos.
4. Antecipe sua campanha de marketing
Após ter validado suas ideias, criado protótipos e tudo estar devidamente planejado, chega então o tão aguardado momento de desenvolver seu projeto. Juntamente com o início do desenvolvimento, as suas estratégias de marketing também devem ser iniciadas. Quando você divulga seu jogo cedo, você está gerando um pré-lançamento e se preparando para o sucesso. Muitos devs esperam até que terminem o jogo para começar a espalhá-lo por aí. Evite esse erro comum.
Você pode divulgar screenshots, vídeos, gifs, criar imagens, informações diversas e muito mais pela internet. Criar mídias sociais para o seu projeto ou equipe também ajudará a divulgá-lo mais facilmente. Além disso, você pode participar de fóruns na internet de desenvolvedores de jogos para obter feedbacks.
Crie uma página/blog e divulgue todas as novidades de seu projeto. Mantenha seus fãs aquecidos e engajados esperando o seu game ser finalizado. A maioria das pessoas gosta de acompanhar o progresso dos desenvolvedores ao criar o jogo. Então comece a compartilhar. Publique atualizações de progresso, faça enquetes sobre novas adições a um nível ou personagem e etc.
Essa parte é crucial e será determinante para o sucesso do seu game ou não.
5. Gráficos e sons são importantes
Veja bem, quando digo que gráficos são importantes, não estou me referindo a se criar projetos ultra realistas em 3D. Nada disso! Muito pelo contrário, projetos simples feitos em pixel art já são o suficiente, por exemplo.
Os gráficos do seu jogo apenas devem parecer bonitos, mesmo que sejam 2D. Se um potencial jogador não julgar seu jogo bonito, ele não fará muita questão de jogá-lo, mesmo que ele tenha uma grande jogabilidade. É como aquele velho ditado que diz que a primeira impressão é a que fica!
Se você não é tão bom com artes, você pode fazer uma parceria com algum artista ou mesmo pagar alguém para criar para você, caso você possa.
E tão importante quanto as artes são os sons do seu jogo. O som também é um elemento que você não deve deixar de fora. Ter uma ótima trilha sonora ou uma bela música durante o jogo não só pode dar aos jogadores uma melhor experiência de jogo, mas também torná-los verdadeiros fãs do seu jogo. A música é uma ferramenta poderosa para definir o ritmo do jogo e criar uma conexão emocional.
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