As cores desempenham um papel crucial no design de jogos, influenciando a percepção, a imersão e a experiência dos jogadores.
E utilizar bem as cores, pode direcionar a atenção dos jogadores, transmitir emoções e até reforçar narrativas de jogo.
E nesse artigo você conhecerá os quatro pilares mais importantes na hora de criar boas cores para seus jogos.
Paletas de Cores

O primeiro pilar que você precisa estudar e dominar, é a Paleta de cores, para alcançar uma harmonia entre elas.
Pois, as paletas de cores são a base da estética visual de um jogo, e que intensificarão a beleza visual de uma arte.
E uma paleta bem escolhida pode criar uma identidade visual única, trazendo um conforto visual marcante.
Por exemplo, existem jogos que usam de uma estética monocromática para trazer um ar mais retro.
E outros apostam e paletas de cores vivas e vibrantes como Ori, por exemplo, para transmitir o sentimento do jogo.
Cores: Paletas Quentes vs. Frias

As cores podem ser classificadas em paletas de cores quentes ou paletas de cores frias.
E cada uma causa diferentes emoções e respostas dos jogadores, permitindo várias possibilidades aos desenvolvedores.
E as Paletas Quentes Incluem vermelhos, laranjas e amarelos, enfim sempre mais vivas e fortes.
Pois, elas transmitem a sensação de calor, energia e urgência, sendo eficazes para criar cenas de ação, perigo ou paixão.
Mas, as Paletas Frias compreendem azuis, verdes e roxos e transmitem a calma, serenidade e mistério.
São ideais, por exemplo, para ambientes relaxantes, contemplativos ou assustadores.
E no fim a utilização de paletas quentes e frias pode ajudar a criar contraste e equilíbrio visual.
Por exemplo, para distinguir diferentes biomas, onde cores quentes são usadas em lugares como desertos e florestas.
E cores frias em lugares como geleiras, ou cavernas úmidas e sinistras.
E repare que se fosse o contrário, o ambiente não passaria o sentimento desejado e não cumpriria com seu objetivo.
Saturação

A saturação refere-se à intensidade e pureza de uma cor, e precisa ser ajustada com cuidado.
Cores altamente saturadas são vibrantes e energéticas, sendo ideais para jogos de ação ou de temática infantil, por exemplo.
E de baixa Saturação são mais suaves e subtis e podem criar uma atmosfera mais sombria ou introspectiva.
Mas busque sempre o equilíbrio, pois, uma cor muito saturada cansa rapidamente a vista do jogador.
E cores sem saturação podem acabar apagando o brilho do jogo e deixar ele bem sem graça.
Mudança de Matiz

A mudança de matiz refere-se à variação do ângulo da cor na roda de cor.
E em outras palavras, matiz é o que distingue um verde de um vermelho, e de um amarelo, etc.
E este ajuste pode ser usado para alterar a tonalidade sem modificar a luminosidade ou saturação da cor.
Porém, em jogos, mudanças de matiz podem indicar diferentes estados ou condições no jogo.
Por exemplo, a saúde dos personagens usando verde para saudável e vermelho para ferido ou com baixa vida.
Mas outro uso é definir matizes distintas para caracterizar diferentes biomas do seu jogo.
E fazendo a mudança gradual de matiz pode criar transições suaves entre diferentes ambientes ou momentos no jogo.
Ori, por exemplo, faz um excelente uso de matizes distintas em cada bioma do jogo.
E isso ajuda o jogador a se localizar dentro do mapa do jogo, sem necessariamente visualizar um mapa.
Resumindo a aplicação estratégica das cores em jogos é essencial para criar uma experiência visualmente atraente.
E compreender e utilizar os pilares das paletas, permite que os desenvolvedores criem experiencias únicas em seus jogos.
Por isso vale muito a pena se dedicar nos estudos dos pilares das cores, para crias jogos visualmente impressionantes!
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