O sonho de qualquer desenvolvedor é ter um jogo que vende milhões de cópias.
Mas e se eu te disser que isso pode não ser a melhor coisa?
Existem muitos jogos que venderam mais de 1 milhão de reais mas custaram, entre desenvolvimento e marketing, mais de 1,5 milhões.
Essa é a diferença entre faturamento e lucro.
Muitos desenvolvedores pensam somente no faturamento, mas esquecem os gastos para aquele projeto ser feito.
E esse gasto pode ser em tempo e dinheiro, mas de alguma forma você vai pagar o desenvolvimento do seu jogo.
Pode ser que você demore 2 anos para fazer um jogo e o faturamento que você terá publicando esse jogo não compensa o esforço que você teve para criá-lo.
O que fazer então?
A melhor coisa a ser feita é focar no lucro e não no faturamento.
Existem muitos jogos simples de serem feitos e que tiveram um lucro muito maior do que o seu faturamento.
E o fato é, esses jogos não venderam milhões, mas o desenvolvedor teve muito mais lucro do que se ele tivesse que passar meses criando um jogo e depois gastar milhares de reais divulgando aquele jogo.
São jogos que o desenvolvedor passou algumas semanas para fazer ou gastou muito pouco para mandar alguém fazer para ele.
O fato é que são jogos que o retorno compensa o investimento em tempo e em dinheiro.
Aqui eu trarei 3 exemplos desses jogos que poderiam ser somente um projeto de Game Jam, mas que foram feitas de forma profissional, gastando muito pouco para serem produzidos.
Zen Chess: Mate in One
O Zen Chess: Mate in One é um jogo de xadrez desenvolvido pela minimol games.
Inicialmente ele foi publicado na Steam e logo depois virou uma série chama Zen Chess.
Hoje essa série esta sendo portada para o Nintendo Switch e o faturamento que o desenvolvedor já teve somente com o primeiro jogo da série passa dos 100.000 reais.
O que mais impressiona é o investimento para esse jogo ser feito.
O desenvolvedor escolheu contratar pessoas para fazer esse jogo para ele, mas se ele fosse fazer sozinho não gastaria nem 2 semanas.
O investimento nesse jogo foi por volta de 2000 reais e hoje ele se paga várias vezes todo o mês somente na Steam.
Hook
Hook é um jogo puzzle minimalista publicado na Steam em janeiro de 2015.
Ele consiste, basicamente em ganchos que pegam bolinhas e levam para buracos.
Tudo nele é muito simples, desde o design até as mecânicas.
E você não precisaria ser um gênio de Unity para fazer ele, qualquer desenvolvedor iniciante poderia fazê-lo em no máximo 1 mês.
Não é divulgável quanto tempo e dinheiro foi gasto para fazer esse jogo, mas ao olhar a simplicidade dele vemos que dificilmente o desenvolvedor gastaria muito mais de 900 reais para alguém fazer para ele.
O fato é que esse jogo já vender mais de 168.568 cópias, entrando para a nossa lista de jogos simples que deram muito lucro.
Isotiles
Isotiles é um jogo isométrico em grids.
O objetivo dele é transformar todos pisos azuis em vermelhos.
De novo é um jogo que dificilmente vamos saber quanto tempo gastaram para fazê-lo ou quanto de investimento teve.
Mas dê uma olhada você, quanto tempo você demoraria para fazer esse jogo?
Eu acredito que dificilmente alguém passaria mais de 1 mês para criá-lo, por mais iniciante que a pessoa seja.
E mesmo se você quiser pagar para alguém fazer esse jogo para você, não gastará uma fortuna.
Dos 3, esse é o que tem menos cópias vendidas com 2079.
Considerando o preço desse jogo de 5 reais, podemos estimar que o desenvolvedor ganhou mais de 10.000 reais em cópias vendidas com esse jogo.
De fato, não é um jogo que vendeu milhões, mas o desenvolvedor teve muito mais lucro em relação ao custo de investimento.
Se você demorasse 2 anos para fazer um jogo e ele vendesse a mesma quantia que esse jogo, com certeza você desistiria do mercado de jogos.
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