Saber qual rota tomar e escolher a melhor plataforma para distribuir seu jogo para o mundo, pode ser um grande desafio.
Talvez você já tenha feito isso antes – talvez não – mas o objetivo deste artigo, é tentar oferecer um pouco de ajuda para definir quais são as principais opções e quais podem servir para você.
Porém este assunto um muito longo, abrangente e complexo para trazermos tudo em um único artigo, mas tenho uma dica que pode te ajudar.
dos por trás do desenvolvimento de jogos
Abaixo segue a nossa lista de 11 lugares para publicar jogos:
1. Steam
A Steam oferece o maior e mais bem sucedido serviço de distribuição de games para PC, com uma audiência de mais de 100 milhões de usuários em sua comunidade.
Para enviar seu game para a Steam, você precisará ingressar no programa Steam Direct, pagando uma taxa de US$ 100. Esta taxa pode ser reembolsada após o seu game ter feito US$ 1000 em vendas na loja.
Aqui está a página da Steam Direct para que você possa saber mais.
2. Itch.io
A Itch.io é uma excelente plataforma para desenvolvedores de jogos independentes. É grátis para publicar seus jogos e você terá total controle sobre o que acontece. Você pode personalizar a página do seu game, o preço e até mesmo a taxa que o site receberá por vendas também.
A maioria dos games por lá custa entre US$ 10 a US$ 15. Os compradores podem “pagar o que quiser” e você pode também definir um preço mínimo para o seu jogo.
Você pode saber mais, clicando aqui.
3. Game Jolt
Outra plataforma bastante conhecida, publicar um game na Game Jolt é um processo totalmente gratuito. Basta criar uma conta, subir o seu projeto, definir o preço e pronto!
Caso você opte por ceder até 10% da receita ao Game Jolt, o restante da receita será sua, além de receber, ainda, 30% das receitas de anúncios geradas a partir da página do seu game.
Confira mais detalhes aqui.
4. Gog
O Gog.com é uma plataforma que não te cobrará taxa para enviar seu game. Além disso, o próprio site irá promover seu jogo e realizar o marketing dele.
No entanto, nem sempre é fácil ter seu game aprovado na plataforma. O Gog aceita apenas alguns games por mês, tornando comum jogos serem rejeitados por diversos motivos.
A divisão da receita é 70% para o desenvolvedor e há ainda uma opção de adiantamento de royalties, que poderá ajudar na conclusão do seu projeto. Isso pode ser útil, mas aumentará a taxa do Gog para 40%.
Você pode enviar o seu jogo aqui.
5. Humble Bundle
De acordo com a empresa, a Humble Bundle possui cerca de 12 milhões de clientes, tornando-se sim uma excelente opção. Ainda mais se levarmos em consideração que a plataforma não cobra o envio de novos projetos e cobra “apenas” 25% de taxa sob a receita.
Um detalhe interessante sobre a Humble Bundle é que dos 25% a que tem direito, a empresa doa 10% para caridade, ficando apenas com 15%. Legal, né?
Você pode saber mais clicando aqui.
6. Kongregate
Muito conhecido na internet, o Kongregate é uma sólida plataforma de games que ostenta mais de 100 mil jogos web, 15 milhões de jogadores ativos e 100 milhões de downloads de jogos.
Eles oferecem oportunidades para os desenvolvedores independentes que desejam publicar jogos para PC e para dispositivos móveis, você pode saber mais detalhes sobre isso em seu site: Kongregate Developers.
Se o seu jogo tiver um bom desempenho em outras plataformas, certamente você poderá se dar bem no Kongregate. A plataforma depende muito de classificações e, a cada mês, os jogos mais bem cotados recebem um prêmio em dinheiro entre US$ 250 a 1750. Jogos populares e aqueles com altas classificações também têm uma chance maior de serem apresentados.
A receita dos anúncios varia de 25 a 50%, dependendo da exclusividade do jogo, e você receberá 70% da receita bruta de compras no aplicativo.
7. Gamers Gate
A Gamers Gate afirma ser a principal plataforma de distribuição digital para jogos de PC e MAC, com mais de 6000 jogos em seu catálogo disponíveis para download. Não há taxa de envio e a divisão de receita é de 70/30. No entanto, seu jogo precisa ser instalável e jogável para ser publicado aqui, ou seja, jogos Web não são suportados.
Para enviar seu jogo para o Gamers Gate, envie-o por e-mail com as informações relevantes. Veja as perguntas frequentes para obter mais informações sobre o que incluir no seu envio.
8. Game House
Game House é um distribuidor de jogos casuais para PC, Mac e dispositivos móveis. Seu portal online oferece mais de 2300 jogos online e para download, alguns dos quais foram criados internamente e outros por terceiros.
A Game House Partners oferece publicação de aplicativos para PC e dispositivos móveis, além da promoção dos games. Eles dizem que têm 30 milhões de usuários mensais e 13 milhões de usuários de PC e Mac. Para enviar seu jogo, envie uma mensagem por meio do formulário online e alguém da equipe entrará em contato para explicar mais detalhes.
9. Google Play
A queridinha de quem está começando a desenvolver games mobile e com motivos.
A maior loja de aplicativos atualmente cobra uma taxa única de US$ 25 para abrir uma conta de editor e, em seguida, você pode iniciar o processo de envio.
Dê uma olhada na lista de verificação de lançamento do desenvolvedor para garantir que seu jogo esteja em conformidade com as várias diretrizes.
Observe que a divisão de receita é de 70/30 e que, se você decidir tornar seu jogo gratuito, ele será definido assim que for publicado, ou seja, não será possível alterá-lo para o modelo “premium” depois que você passar da etapa de publicação.
10. Apple Store
Se você quiser que seu jogo para celular esteja na App Store, precisará se inscrever no Apple Developer Program, que custa US$ 99 por ano. Por essa taxa, você poderá distribuir seus aplicativos por meio do iOS e do Mac OS.
Você precisará seguir as várias diretrizes para enviar seu jogo à equipe da Apple para análise. A divisão de receita é 70/30 ou 85/15 após o primeiro ano, se você tiver um aplicativo de assinatura.
11. Amazon Appstore
Se você estiver criando um jogo para Android, convém lançá-lo na Amazon Appstore. É grátis enviar seu jogo e lançá-lo, mas primeiro você precisará criar uma Conta de Desenvolvedor da Amazon.
Seu jogo será então testado por meio do serviço de teste de aplicativos da Amazon e, se ele atender a todos os requisitos necessários, você poderá enviá-lo para a appstore para análise.
A divisão de receita é 70/30. Veja este Guia do desenvolvedor para começar.
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